Atualmente tem-se visto como um desafio a diminuição da emissão dos gases poluentes que contribuem para o efeito estufa. Há uma preocupação em estabelecer um desenvolvimento capaz de suprir a geração atual e futura, de forma com que não ocorra o esgotamento dos recursos naturais.
O Brasil é um país privilegiado por abrigar uma grande parte da biodiversidade, dos recursos naturais, da água doce, entre outros fatores, importantes no mundo e essenciais para o tão esperado desenvolvimento sustentável. Mesmo com todos os benefícios, até 2020, o país terá que adicionar mais 50 gigawatts na rede para que possa atender a demanda de energia, na qual futuramente grande parte virá da fonte eólica, sendo assim outra vantagem pelo fato do Brasil possuir bons ventos, diminuindo a quantidade de carbono liberado na atmosfera.
Ainda não se pode dizer que a energia utilizada no país é renovada, pois com um potencial de 260 megawatts nas diversas fontes, apenas é utilizada 30% da mesma [dela] , seguido pela possibilidade do aumento de dois graus no planeta, ainda no fim deste século.Não se deve esquecer que para que ocorra a construção de usinas, nas quais são responsáveis pelo processo de tranformação de energia, áreas são devastadas, sendo prejudicados os terrenos e alimentos,pessoas habituadas em tal local são expulsas, tal ato é considerado como opositor do proposto.
Em suma para que a fonte geradora seja verdadeiramente considerada limpa, precisa-se que ocorra um maior avanço nas condições sustentáveis. São essenciais políticas de incentivo a população, para que a mesma adquira conhecimento sobre o assunto, criação de novos projetos, mudança na matriz energética de modo que a torne eficiente, apoiando ás bases verdes
Comentários do corretor
Seu texto realizou uma abordagem simplista e genérica sobre a questão, uma vez que pouco problematizou a matriz energética brasileira, além de não ter apresentado mais questões e exemplos.
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |