Atualmente, o Brasil tem se destacado na economia mundial. Esse crescimento, no entanto, defronta-se com o desafio de conciliar desenvolvimento e preservação ambiental, uma vez que a produção energética está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico de um país. Medidas foram empreendidas visando solucionar esse problema como utilização de usinas hidrelétricas e bio-combustíveis em detrimento de meios energéticos mais ofensivos ao ambiente. Estes poluem menos, mas ainda assim são responsáveis pela geração de inúmeras mazelas sociais como desmatamento e fome.
O crescimento econômico brasileiro é diretamente proporcional a [à] atuação de usinas hidrelétricas, uma vez que em média 75% da energia utilizada nos processos industriais é oriunda dessa forma de produção. De fato, para um país como o Brasil, rico em potencial hídrico, essa seria a melhor forma de produção energética; não fosse pelos inúmeros problemas por essa acarretados como morte da fauna, exílio de povos de suas terras, extinção de florestas e surgimento de pântanos que contribuem para poluição atmosférica.
Além disso, no Brasil a utilização de biocombustíveis em detrimento de combustíveis fósseis tem se tornado cada vez mais expressiva a medida que estudos na área são desenvolvidos. Contudo, o processo de produção desses combustíveis é responsável por uma série de problemas sociais e ambientais como consumo de grande quantidade de energia e água, redução da biodiversidade, liberação de gases estufa, devastação de áreas florestais bem como a redução na produção de alimentos e o seu consequente encarecimento.
Crescer econômica e socialmente tem de ser o principal objetivo de qualquer país, mesmo que seja difícil conciliar desenvolvimento e preservação ambiental. Para o Brasil, portanto, é imprescindível que sejam criados investimentos em cursos técnicos e superiores que formem mão de obra qualificada capaz de elaborar meios de produção energética menos abusivos ao meio ambiente bem como ampliar a atuação de projetos já existentes como energia eólica e solar, já utilizada no nordeste para todo o litoral brasileiro.
Comentários do corretor
Seu texto desenvolveu-se de forma clara e precisa, além de ter apresentado questões pertinentes à problemática imposta. O que faltou foi ir além do que já havia sido apontado pela coletênea e realizar um amplo e rico trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |