Em busca da sustentabilidade [,] o Brasil apostou na produção de biocombustíveis, pois em um primeiro momento não contribui para o aquecimento global. Além disso, a maior produção de energia elétrica no país provem de usinas hidrelétricas - cerca de 95% - porém, apesar de ser uma fonte de energia renovável ela trás malefícios para o ambiente.
Considerando que os canaviais estão prejudicando o solo do Cerrado e da Amazônia, a ministra Marina Silva, do meio ambiente, afirmou ‘’ A Amazônia deve ser preservada para preservar o próprio etanol’’. Embora o etanol não agrave o aquecimento global, no seu processo de produção, ele deteriora o solo com o uso extensivo de fertilizantes e com as frequentes queimadas, causando a devastação dessas áreas. Ademais, a monocultura da cana-de-açúcar empobrece o solo, causando grandes problemas aos biomas brasileiros.
Apesar das usinas hidrelétricas serem fontes de energias renováveis e não emitirem poluentes, para sua construção ocorre impactos ambientais, tais como: destruição de áreas de vegetação natural, assoreamento do leito dos rios, prejuízos à fauna e à flora locais. Em função disso, foi polêmica a construção da hidrelétrica de Belo Monte, pois afetaria socialmente – visto que famílias teriam que ser desabrigadas - e ambientalmente o local.
Em suma, o governo brasileiro deveria criar leis que proibisse [proíbissem] as queimadas nos canaviais, e proibisse a monocultura da cana-de açúcar após dois anos de plantio, isso melhoraria as condições do solo, reduzindo em parte a devastação da propriedade. Se tratando das usinas, uma maneira de evitar futuras construções seria o racionamento, assim como foi feito em 2001, pois diminuiria o consumo de energia, e a energia obtida poderia suprir uma área maior a atual. Logo, se essas medidas forem tomadas, o Brasil será um país de energia limpa, pois não estará mais afetando o meio ambiente.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, porém não apresentou uma análise que fosse além do que já havia sido apontado pela coletênea. Amplie suas ideias e desenvolva seus argumentos, vá além do óbvio para levar seu texto a ir além do senso comum.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |