Coerência e Sustentabilidade Ambiental - Banco de redações


Brasil: um país de Energia Limpa?

Enviada em: 04/06/2013

Status:

Corrigida
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Em discursos emocionantes e calorosos [,] autoridades brasileiras ressaltam a importância do desenvolvimento do país em termos energéticos e reafirmam o compromisso do governo com a sustentabilidade, concomitantemente o ritmo acelerado da degradação ambiental no Brasil cresce exponencialmente, colocando em pauta a veracidade de tais discursos.

Ao longo da história da industrialização do Brasil, o país enfrenta alguns dilemas, um deles é a produção de energia com o menor impacto ambiental possível. Os primeiros processos industriais no século XIX necessitavam de um demanda energética maior para suprir as necessidades básicas e o mercado consumidor ascendente.

No entanto, o Brasil com um território de dimensões continentais e potencial ambiental para desenvolver diversas formas energéticas tem como principal fonte de energia as hidrelétricas, ocasionando diversas consequências entre elas, alagamento de áreas arbustivas, deslocamento de populações ribeirinhas, alterações no ciclo biótico e abiótico e liberação de gás metano. No ano de 2012 a construção da usina de Belo Monte foi duramente criticada por ser uma obra que acarreta sérias consequências ambientais e sociais.

Faz- se mister ressaltar que fontes energéticas que causam menos impacto, demandam uma volutuosa quantia em dinheiro. A energia solar considerada uma das mais limpas, chegam a custar dez vezes a mais do que a construção de uma hidrelétrica. Segundo o filósofo René Descartes "o verdadeiro papel da ciência é contribuir para o desenvolvimento e melhoria da condição de vida do ser humano", é de responsabilidade conjunta do governo e do ramo científico desenvolver fontes de energia mais limpas e com menores custos.

Uma nação realmente desenvolvida esta de fato empenhada no bem-estar social atual e das futuras gerações, fundamentada em escolhas coerentes e sobre tudo sustentáveis.

Comentários do corretor


Seu texto fez considerações pertinentes à problemática do tema, mas realizou uma análise superficial da questão. Amplie suas ideias e desenvolva seus argumentos para melhor explorar o recorte temático. Vá além do senso comum sobre a questão!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente