Com o seu grande território, Brasil, possui [sem vírgula] uma diversificação no modo de produção de energia. Hidroelétricas, eólicas, solares e nucleares geram a energia suficiente para que se tenha uma vida “conectada”. O Brasil luta pela instalação de usinas “limpas”, até 2050 estimula que 95% das usinas sejam “limpas”.
Mesmo sendo chamadas de usinas “limpas” [,] consequências são provindas de sua instalação, dependendo do tipo de usina, e local aonde vai se instalar, uma parte da biodiversidade é extinta ou prejudicada. A usina hidroelétrica, por exemplo, para a construção da usina de Itaipu foi necessário alagar uma área de 1.350 Km², aonde se possuía uma biodiversidade característica, muitas vezes única.
O Brasil trabalha, em pesquisas cientificas, para reduzir os danos causados ao meio ambiente, mas mesmo assim ainda é pouco. Recentemente, o Brasil sofreu com um possível “apagão” da energia, causado pela seca em muitas hidroelétricas impossibilitando a produção de energia.
Um problema enfrentado pelo país é o elevado custo para a instalação de usina renovável que não atrai o investimento do governo e de empresários internacionais. Não basta somente investir em melhores usinas se não pensarmos na economia de energia, na reciclagem. Ações conjuntas podem criar uma maior eficiência das usinas e maior aproveitamento da energia gerada por elas.
Como em todos os outros setores, o que falta é investimento em novos recursos energéticos, como o uso da cana-de-açúcar. O Brasil comparado com outras nações desenvolvidas apresenta um dos melhores índices de utilização da energia “limpa”, bastam saber, prever, suas consequências em longo prazo sobre a população e a biodiversidade brasileira.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema proposto, porém realizou uma análise simplista e superficial da questão. Desenvolva sua linha argumentativa a fim de melhor explorar o recorte temático.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |