Nunca se falou tanto em sustentabilidade, a palavra dos tempos modernos. O Brasil coloca-se como "país modelo", com eventos para discutir problemas ambientais e uso de energias ditas como renováveis e não prejudiciais ao meio ambiente, mas não é o país sustentável que deixa transparecer.
Sustentabilidade não é o simples fato de desenvolver as ações humanas sem prejudicar o meio ambiente, é também dar uma melhor qualidade de vida para as futuras gerações.
Nesse contexto, auto promover-se [autopromover-se] como o padrão a ser seguido, por utilizar fontes energéticas "limpas" é um tanto quanto presunçoso. A hidroeletricidade, fonte energética mais utilizada país, não é tão "boa moça" como se afirmava. Ela destrói a fauna, flora e altera o clima das proximidades da usina, vale resaltar também que não é realmente renovável, pois resta somente 75% das reservas hidroelétricas brasileiras.
Outras energias renováveis começam a entrar em cena, como a energia solar, a eólica e a biomassa, mas não são tão atraentes por terem alto custo de instalação e manutenção ou por serem poluentes, como é o caso da última.
O Brasil não é um dos grandes contribuintes para os problemas ambientais atualmente, mas com energias realmente renováveis e limpas, deixaria uma referência bem mais interessante do que simplesmente organizar conferências, onde os maiores culpados dos problemas nem dão "as caras". O mundo precisa de exemplos para conseguir acabar com essa calamidade ecológica.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, porém não desenvolveu uma análise que fosse além do óbvio e que apresentasse uma linha argumentativa bem fundamentada em fatos e exemplificações concretas. Fuja do senso comum e amplie seu nível de leitura!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |