Energias limpas por favor! - Banco de redações


Brasil: um país de Energia Limpa?

Enviada em: 04/06/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

        Após terem estabelecido as metas no protocolo de kyoto,os países iniciaram uma busca por fontes que minimizassem os impactos causados pelas energias não limpas, observado, que ao ser lançado no meio ambiente, produzia grande impacto sobre a vida das pessoas e no planeta terra. Hoje, tal busca surtiu efeito, e foi aplicada em alguns países, inclusive no Brasil, como fonte de energia renovável e sustentável.

        Energia eólica, solar e o etanol, são [sem vírgula] umas entre outras variedades de energia limpa, implantada no país; que tem trazido uma grande melhoria na vida da população. O nordeste, por exemplo, tem investido e atraido multinacionais, graças ao seu potencial eólico e ao seu desenvolvimento. Tais avanços tem [têm] tornado os estados dessa região autosuficientes em energia; além de outros investimentos ocorridos na região sul e sudeste,que vem sendo investidas em busca de energias menos poluidoras e mais politicamente corretas.

      Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Brasil é o décimo país que mais investe em energia limpa. Com os 18 parques e 69 usinas já contratadas, o país desponta como promissor para um futuro limpo.

      Embora haja uma mobilização em prol de uma melhoria das formas de energias sustentáveis, percebe-se que a nação brasileira, possue [brasileira possui] gargalos ambientais a serem corrigidos. Dessa forma [,] é preciso estar buscando sempre uma parceria com o planeta terra, através de energias, que além de suprirem a necessidade humana, ajude também o meio ambiente.

Comentários do corretor


Seu texto pouco atendeu às expectativas geradas pelo tema, uma vez que pouco problematizou  a matriz energética brasileira. Realize uma leitura crítica e atenta da coletânea para nortear suas ideias.

Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 0.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 0.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 4


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente