A ilusão da energia "limpa" - Banco de redações


Brasil: um país de Energia Limpa?

Enviada em: 04/06/2013

Status:

Corrigida
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           O Brasil é um país de destaque quando se trata de energia, principalmente por conta de seus recursos favoráveis. As usinas hidrelétricas são hoje uma das principais fontes energéticas do país, colaborando para encher os cofres públicos. Mas a pergunta vem à tona, será que essa energia é limpa?          

            Um dos argumentos utilizados para a utilização do potencial hidráulico brasileiro, é [sem vírgula] que as hidrelétricas não lançam poluentes na atmosfera, sendo assim, é uma ótima fonte de energia sustentável. Mas não é tão sustentável assim, comparando com os estragos que a construção das usinas causa tanto ao meio ambiente quanto à população ribeirinha.

            O impacto ambiental de uma usina hidrelétrica é enorme. Há variação no clima da região, a fauna e a flora ao redor são alagadas, algumas espécies de peixes desaparecem e, como se já não fosse o bastante, milhares de famílias são obrigadas a deixar suas residências.        

           Outra ilusão é o etanol, que pode devastar biomas como a Amazônia e o Cerrado. A extração da cana-de-açúcar, as queimadas, os agrotóxicos contribuem para o declínio do meio ambiente, sendo assim, o etanol não pode ser considerado uma solução para a sustentabilidade.

            Não há dúvidas que a energia gerada no Brasil é menos poluente que em vários países, mas não pode ser considerada uma fonte “limpa”. Os impactos sentidos na natureza através dessas fontes de energia não podem ser desconsiderados. É preciso estudar novas formas de energia que realmente são mais limpas, como a energia eólica, por exemplo. A cautela é fundamental para que nossos biomas sejam preservados e nossa população não sofra com a ambição do país em querer se tornar uma grande potência mundial. 

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações pertinentes, além de ter atendido às expectativas geradas pela proposta. No entanto, para chegar à excelência, procure extrapolar o que já foi apontado na coletânea e realize um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente