Sustentabilidade, uma atitude de todos - Banco de redações


Brasil: um país de Energia Limpa?

Enviada em: 04/06/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Brasil precisa de governantes que parem de tomar atitudes que favoreçam apenas o [ao] lucro, e pensem no desenvolvimento e sustentabilidade do país. Um governo que investi em uma nova usina hidrelétrica como a de Belo Monte, no aumento da produção de biocombustíveis, mas impede que carros elétricos sejam vendidos no país apenas por proteção de mercado está prejudicando não só os brasileiros mas toda a população mundial.

            É visível que políticos e usineiros tem [têm] mascarado a situação atual da preservação de áreas florestais para apenas garantirem que esse nicho gere seus devidos lucros. Apenas interesses individuais estão sendo levados em conta com relação ao aumento da produção do etanol. Plantações de alimentos estão sendo trocados pela produção de cana-de-açúcar, o que pode causar o aumento de demanda por alimentos e consequente inflação nos preços.

Outro impasse que tem gerado grandes questionamentos é a construção da usina hidrelétrica de belo-monte [Belo Monte], que pode comprometer o ecossistema não só do florestamento e da fauna do Pará, mas a migração de muitos dos brasileiros que moram na região, e o comprometimento da qualidade de vida dos indígenas.

            O grande problema do Brasil está nas atitudes. Fazer com que o país seja cada vez mais sustentável é mais do que apenas trocar o combustível utilizado no mundo, mas criar políticas de proibição do desmatamento, incentivo a hábitos mais limpos como reduzir o consumo de energia e investir no transporte público, além também de incentivar pesquisas científicas que promovam a redução dos custos de instalação de equipamentos de geração de energia solar.

Comentários do corretor


Seu texto fez considerações pertinentes sobre a questão, porém poderia ter melhor trabalhado a parte argumentativa. Não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente