Um pais de futuro é um país sustentável
O Brasil é um pais que consegue obter energia de muitas formas, principalmente através de biocombustíveis e de usinas hidrelétricas.Apesar dessa energia vir de fontes renováveis da natureza,ela não é tão limpa, muito menos sustentável como deveria ser.
Foi observado de acordo com o artigo Etanol:o verde enganador,que o cultivo de biocombustíveis aceleram a devastação das áreas do Cerrado e da Amazônia.” Somam-se a esses riscos extremos os problemas ecológicos crônicos da monocultura açucareira como as queimadas, o uso intensivo de fertilizantes e inseticidas...”.com isto observa-se que,embora esses combustíveis naturais sejam uma forma de energia limpa,trazem sérios problemas ambientais à sua volta.
Caso semelhante constata-se na instalação de hidrelétricas.Muitas vezes elas trazem grandes problemas ambientais ao invés de apenas melhorias.Então nesse caso essas usinas não fornecem a sustentabilidade prevista,pois,como diz o artigo Sustentabilidade “está definida como a capacidade que o indivíduo ou grupo de pessoas tem em se manterem dentro de um ambiente sem causar impactos a esse ambiente”
Verifica-se então que o Brasil não é um país de energia totalmente limpa,pois seus combustíveis naturais e suas hidrelétricas trazem muitas questões ambientais, conforme foi colocado no texto.Também ainda não é um país que utiliza seus recursos de forma sustentável plenamente, pois esses problemas ambientais são formados justamente por falta de análise criteriosa dos impactos que podem ser gerados com a adoção de tais recursos.
É importante ressaltar,porém, que a sociedade precisa se fazer presente e promover situações de debate em todas as questões ambientais que possam interferir na vida da sociedade . Essas questões devem fazer parte do cotidiano da sociedade, não só dos representantes do governo.A população deve debater tais questões ,formar agentes multiplicadores em busca de uma real energia limpa e que ela seja verdadeiramente sustentável.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e atendeu, em parte, às expectativas geradas pela proposta. O que faltou foi ir além do que já havia sido apontado pela coletânea.
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |