Os problemas ambientais estão cada vez mais aparentes, existe a preocupação em manter o meio ambiente em equilíbrio. O Brasil, com patrimônio aquático alto, biodiversidade e extensão, é precursor da sustentabilidade. A energia dita como limpa é um dos recursos mais louváveis brasileiros. Porém, é questionável a autenticidade dessa “limpeza” energética.
Com hidrelétricas, que não produzem poluentes. Mas, - como a usina em construção Belo Monte, vem fazendo - alagam áreas vegetais, desalojam pessoas de suas residências. É perceptível que são vistos prejuízos sociais e ambientais. É uma balança, que por hora é o meio que mais consegue a estabilidade entre o desenvolvimento e preservação. Mesmo sem ser o ideal.
Nos números, o Brasil tem duas vertentes: por um lado [,] é um dos vintes países mais poluidores; por outro é o quinto que mais produz energia limpa. Esta, baseada no Etanol, que pode ser e usualmente é provido pela cana-de-açúcar, cultivada em áreas desmatadas, que destroem seus solos. Ou seja, esse recurso dito como sustentável, apesar de ser renovável, não é de todo defensor do verde.
Sustentabilidade é se desenvolver sem destruir e prejudicar, garantindo direitos e necessidades. O Brasil, apesar de exemplificar alternativas, ainda falha em processos, que tornam o limpo, um limpo manchado, encardido. Para reverter, é preciso propostas realmente viáveis à natureza em comum com a sociedade; reciclar ideias – como as hidrelétricas; utilizar novos meios – energia eólica etc. Enfim, se tornar um autentico autossustentável.
Comentários do corretor
Seu texto fez considerações pertinentes sobre o tema proposto, porém apresentou uma análise muito limitada. Amplie suas ideias e desenvolva seus argumentos buscando melhor explorar a possibilidade de questões que o recorte temático favorece.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |