Não é o que vemos - Banco de redações


Brasil: um país de Energia Limpa?

Enviada em: 04/06/2013

Status:

Corrigida
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O Brasil tem todo o potencial para produzir Energia Limpa, mas infelizmente à [a] forma como vem sendo gerido pensando apenas nos lucros de grandes empresários, o caminho para se chegar a uma economia sustentável ficará cada vez mais longe.

Sendo o país produtor de Etanol e utilizador de Usinas Hidrelétricas, energias que causam menos impacto ao meio ambiente, poderia utilizar essa produção de energia de uma forma que não agrida o meio ambiente.

Não é o que vemos. Tanto no cultivo da cana de açúcar, quanto [cana-de-açúcar quanto] na construção de novas Usinas Hidrelétricas [,] o modo como vem sendo feito, está impactando o meio ambiente, e o que era para ser bom, esta arrasando nossos solos, alagando parte da vegetação e causando uma enorme perda de nossos animais. E o mais triste é que a população também sofre com toda essa mudança.

Enquanto apenas visarem os [aos] lucros no plantio da cana de açúcar e na construção de novas usinas sem fazer um estudo dos locais onde serão implantados, e não utilizarmos essa forma de energia como realmente deveria, o que era para ser Sustentável, não será.

E enquanto isso outras formas de produzir energia sem agredir o meio ambiente que é o caso da Energia Eólica e a Solar, são deixadas de lado por conta de altos custos para sua produção, não havendo bom investimento para elas.

Portando [,] precisa-se [é necessário] fazer leis para serem respeitadas, dando prioridade a preservação do meio ambiente para que não entre em um colapso. O Governo deveria dar incentivos fiscais [,] cobrando menos impostos de matéria-prima para a produção de Energia Solar e Eólica, assim o país caminharia rumo a [à] preservação do meio ambiente e claro produzindo uma energia limpa e sustentável garantindo as necessidades futuras sem esgotar os recursos naturais para as próximas gerações.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto, porém realizou uma análise simplista e superficial sobre a questão. Amplie suas ideias e desenvolva seus argumentos para melhor retratar a problemática imposta pelo tema.

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
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