O Brasil tem todo o potencial para produzir Energia Limpa, mas infelizmente à [a] forma como vem sendo gerido pensando apenas nos lucros de grandes empresários, o caminho para se chegar a uma economia sustentável ficará cada vez mais longe.
Sendo o país produtor de Etanol e utilizador de Usinas Hidrelétricas, energias que causam menos impacto ao meio ambiente, poderia utilizar essa produção de energia de uma forma que não agrida o meio ambiente.
Não é o que vemos. Tanto no cultivo da cana de açúcar, quanto [cana-de-açúcar quanto] na construção de novas Usinas Hidrelétricas [,] o modo como vem sendo feito, está impactando o meio ambiente, e o que era para ser bom, esta arrasando nossos solos, alagando parte da vegetação e causando uma enorme perda de nossos animais. E o mais triste é que a população também sofre com toda essa mudança.
Enquanto apenas visarem os [aos] lucros no plantio da cana de açúcar e na construção de novas usinas sem fazer um estudo dos locais onde serão implantados, e não utilizarmos essa forma de energia como realmente deveria, o que era para ser Sustentável, não será.
E enquanto isso outras formas de produzir energia sem agredir o meio ambiente que é o caso da Energia Eólica e a Solar, são deixadas de lado por conta de altos custos para sua produção, não havendo bom investimento para elas.
Portando [,] precisa-se [é necessário] fazer leis para serem respeitadas, dando prioridade a preservação do meio ambiente para que não entre em um colapso. O Governo deveria dar incentivos fiscais [,] cobrando menos impostos de matéria-prima para a produção de Energia Solar e Eólica, assim o país caminharia rumo a [à] preservação do meio ambiente e claro produzindo uma energia limpa e sustentável garantindo as necessidades futuras sem esgotar os recursos naturais para as próximas gerações.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, porém realizou uma análise simplista e superficial sobre a questão. Amplie suas ideias e desenvolva seus argumentos para melhor retratar a problemática imposta pelo tema.
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |