Tiro pela culatra - Banco de redações


Brasil: um país de Energia Limpa?

Enviada em: 04/06/2013

Status:

Corrigida
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    As fontes de energia é um tema que causa muitas duvidas e questionamentos, uma vez que diante da preocupação com o meio ambiente, que vem crescendo, o Brasil, ainda, não criou políticas eficazes de fomento a [à] disseminação de produção energética que vise preservar, principalmente, o meio ambiente. Já que a construção de hidrelétricas e o desmatamento, para a plantação de cana; tem ocorrido com frequência e estão do lado oposto da preservação.

     A construção de hidrelétricas apesar de, em tese, ser uma fonte limpa de energia e a mais utilizada no Brasil , provoca catástrofes irreparáveis. Pois para a construção dessa é necessário isolar muitos hectares, retirar animais, deslocar pessoas do seu lar e as árvores e plantas que ficam submersas lançam gás metano na atmosfera. Ou seja, tal fonte altera o meio social, ambiental e cultural de onde for utilizada. Essa informação, traz [sem vírgula] um afirmação lamentável, que boa parte da fonte energética utilizada no Brasil, não tem respeito pelo meio ambiente e com as pessoas.

    Assim como, a [como a] produção do etanol teve o efeito contrário, ao da preservação ambiental; já que muitos fazendeiros desmatamento grandes áreas, como o Cerrado, para a plantação da cana. Desse modo leva a morte de diversas espécies de plantas e animais, do mesmo modo há o deslocamento dos nativos, pois muitos  trabalham para os grandes fazendeiros ou saem para as metrópoles em busca de melhores condições; o que não ocorre na maioria das vezes. Logo, a produção do etanol vem mostrar mais fraquezas no que diz respeito ao desenvolvimento de energia limpa.

   Portanto, apesar de possuir algumas iniciativas que visem a [à] produção de energia limpa, o Brasil, ainda [,] não alcançou tal objetivo, uma vez que esse setor contribui muito para a poluição e desmatamento do ambiente que deveria preservar. Assim como, essas irregularidades  prejudicam de modo direto, a sociedade como todo, ou seja: Cultural,ambiental e social. Entretanto, é possível reverter tal situação com políticas de preservação ambiental eficazes, fiscalizações e punições aos infratores. 

Comentários do corretor


Seu texto fez considerações pertinentes sobre a problemática imposta pelo tema. No entanto, faltaram fatos e exemplificações concretas para validar sua tese e enriquecer sua linha argumentativa.

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente