- Banco de redações


Brasil: um país de Energia Limpa?

Enviada em: 04/06/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Buscar fontes alternativas de energia para suprir a demanda por petróleo é a tarefa do Brasil e demais países do mundo. Com a terceira posição no ranking mundial dos maiores produtores de biodiesel e a grande parte da energia consumida proveniente de usinas hidrelétricas [,] o país tem muito do que se orgulhar. Entretanto, quando o assunto é energia limpa nossa nação não pode exibir a "bandeira da sustentabilidade".

Toda fonte de energia causa algum impacto ao meio ambiente. Desse modo, o termo "energia limpa" se contradiz. No entanto, existem fontes menos poluentes. As usinas hidrelétricas, muito utilizadas no país,  aparentemente não poluem tanto. Porém, geram vários danos ambientais. Para construir as barragens grandes áreas são alagadas causando a destruição da fauna e da flora, além do remanejamento das populações ribeirinhas. As construções de novas usinas como a de Belo Monte só agravam essa situação.

Percebe-se a necessidade de educar as pessoas sobre o uso consciente da energia elétrica. Entretanto, o governo faz o contrário [e] incentiva o consumo com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados. Ano passado o desconto contemplou eletrodomésticos e automóveis e agora os celulares.

A gasolina é uma vilã do meio ambiente, pois sua queima emite gases responsáveis pelo aquecimento global e o petróleo não é um recurso renovável. A produção de biocombustíveis a partir da cana-de-açúcar e biodiesel através do óleo de mamona, de fritura e outras matérias primas, mostra a solução na diminuição do uso da gasolina. Mas, os altos preços dos combustíveis verdes não os tornam atraentes para o consumidor.

Portanto, é preciso baixar o custo dos combustíveis verdes e ensinar a população através de campanhas sobre o uso adequado da energia elétrica.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações pertinentes, porém poderia ter realizado uma abordagem mais ampla da questão, explorando a diversidade de questões que o tema favorece. Além disso, realize um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.)

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente