O Brasil é um país com uma privilegiada matriz energética, o que permite a exploração de diversas fontes como: água, vento e luz solar. Porém, o conceito atual de energia limpa está mais atrelado ao nível de emissão de gases do efeito estufa, o que acaba encobrindo os danos causados pelo uso das tais fontes renováveis.
O impasse da Usina Belo Monte, em Altamira no Pará, demonstra o quão complexo é analisar se uma energia contribui para a criação de um mundo sustentável ou ajuda na sua degradação. Apesar de hidrelétricas serem consideradas viáveis, é evidente que o meio socioambiental sofre graves consequências com o apresamento das águas. Os danos vão desde o comprometimento da biodiversidade local, até o deslocamento de comunidades ribeirinhas. Além disso, muitas vezes, o rendimento energético da usina não compensa os graves problemas ocasionados pelo alagamento de extensas áreas.
O Cerrado, por sua vez, tem sofrido com o incentivo à produção de grãos, matéria prima do biodiesel. Desse modo, cultivar sem degradar é o maior desafio para aqueles que apostam na substituição dos combustíveis fósseis, pois a expansão da fronteira agrícola tem afetado importantes biomas brasileiros. O manejo inadequado dos solos nas monoculturas de cana, geradora do etanol, degrada o ambiente tanto quanto a liberação de gás carbônico ou dióxido de enxofre. Vale ressaltar, que o “país tropical” dispõe de outras fontes, como o sol e o vento, as quais, apesar de exigirem grande investimento de capital, não possuem contraindicações para o meio ambiente.
O fato das hidrelétricas e dos biocombustíveis emitirem menor quantidade de gases poluentes não é suficiente para classificar tais energias como limpas. A destruição da biodiversidade, da fertilidade dos solos e o prejuízo gerado para muitas comunidades precisam ser enquadrados nos parâmetros da sustentabilidade. Sendo assim, vale apostar no uso da energia eólica e solar como alternativas capazes de mudar a dinâmica destrutiva que tem atingido o planeta em nome do desenvolvimento.
Comentários do corretor
Seu texto desenvolveu-se de forma clara e precisa, além ter demonstrado compreensão dos pressupostos da coletânea. No entanto, para chegar à excelência, extrapole o recorte temático e o que já foi apontado pela coletânea.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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