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Brasil: um país de Energia Limpa?

Enviada em: 04/06/2013

Status:

Corrigida
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   Nomeamos o século 21 como a Era da Modernidade. Podemos perceber que nós nos preocupamos muito com as novas tecnologias e formas mais rápidas de tornar nossa vida mais prática. Afinal, a ansiedade é grande, e o tempo é curto, o mundo gira, e não temos tempo a perder. Porém, nos esquecemos [esquecemo-nos] de que para que isso ocorra, é preciso haver uma relação amigável com a natureza.

     Nossos carros, computadores, celulares, e [celulares e] demais aparelhos eletrônicos, tornam [eletrônicos tornam] sim nossa vida mais fácil, porém, crescemos em inteligência para o nosso bem, e esquecemos que a fonte fica instável com tanta poluição. O nosso planeta está com febre. Nossas fontes de energia o aqueceram, e como podemos resfriá-lo?

     Quando temos febre, procuramos formas de estabilizar nossa temperatura corporal com medicamentos, mas, quais [mas quais] remédios podemos usar para controlar a temperatura da Terra? O Brasil faz a sua parte com uma das energias mais limpas, a hidrelétrica, porém ainda não é suficiente, pois produz grandes estragos na vegetação local.

     Tomemos como exemplo o projeto da Usina de Belo Monte no estado do Pará, que deixará vários índios sem terra, uma região alagada, mais energia e menos moradia, e vários outros problema questionados por ambientalistas. Uma cultura de séculos pode ser destruída em poucos anos? E os estragos e direitos humanos?

     O problema levanta vários questionamentos, e infelizmente [questionamentos e, infelizmente,]  não chegamos a conclusões concretas. Há energia limpas como: a solar, a eólica dos ventos, e várias outras que não causaria [causariam] tantos danos. Podemos sim usar nossa inteligência em nosso favor, é preciso falar menos e agir mais, pois, quando estamos em situação de emergência, falar não resolve nada.

Comentários do corretor


Seu texto fez considerações pertinentes, porém faltou foco na problemática levantada pelo tema. Houve pouca problematização e discussão em torno da matriz energética brasileira e o conceito de sustentabilidade. Realize uma leitura crítica e atenta da coletênea!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 0.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente