Todos sabem que, em nosso país, há tempos, observa-se o uso da energia hidrelétrica como principal fonte de eletricidade, sendo o potencial hidráulico nacional um dos maiores do planeta, superado apenas por Rússia e Canadá.
É de fundamental importância a troca de energias não - renováveis [não renováveis] (petróleo, nuclear e carvão mineral) por fontes de energia renováveis (eólica, solar, biomassa, maré, etc.). Para que, tragédias [que tragédias] como as que aconteceram em Chernobyl, em 1986, na Ucrânia e em 2011, no Japão, não venham a ocorrer no país. Em conseqüência [consequência] disso, vê-se, a todo instante [,] o maior engajamento das pessoas pela sustentabilidade de nossa energia.
Dentre os inúmeros motivos que levaram a hidroeletricidade, como [a hidroeletricidade a ser a principal] principal fonte energética [,] é incontestável que a geração de energia limpa a baixo custo, estímulo as [às] atividades pesqueiras e esportivas, transporte, pagamento de royalties a municípios, os projetos de irrigação, a contenção de cheias à jusante, são as principais. Por outro lado, são altos os custos de desapropriações, realocação de comunidades, o desequilíbrio ambiental, as migrações de trabalhadores, o desemprego após a conclusão da obra e a possibilidade de rompimento da barragem.
Levando-se em consideração esses aspecto, concluímos que, o [que o] Brasil caminha para se tornar um país de energia limpa. Apesar dos fatos negativos, é um preço que se paga, para [paga para] o seu uso. Outras fontes [,] como a solar e a eólica, já começam a ser investidas, mas não no mesmo ritmo que as hidrelétricas devido ao seu alto custo.
Comentários do corretor
Seu texto realizou uma análise simplista e genérica sobre a questão. Faltou maior conhecimento sobre o assunto para promover uma discussão mais crítica. Leia e produza mais! O trecho destacado em amarelo foi mal construído.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |