A Conferência de Estolcomo em 1972 sobre o ser humano e o meio ambiente deu o pontapé para uma discussão sobre a sustentabilidade - equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e social sem comprometer o meio ambiente.No entanto, a dificuldade para que isso venha ocorrer ainda é bastante evidente.
Em primeiro lugar, deve-se atentar ao alto custo que um avanço econômico e social 100% limpo demanda dos países. Analisar uma grande hidrelétrica [,] como a Usina de Itaipu [,] apenas pelo processo final e classificá-la como limpa é um erro se observarmos os prejuízos iniciais para implementa-la [implementá-la]. Mesmo com o custo elevado, tal usina não se isentou de problemas sustentáveis.¹
É importante ressaltar, ainda, que a sociedade brasileira está crescendo socialmente com o poder de consumo aumentando cada vez mais. De fato, isso mostra que grande parte da população não estava totalmente inserida na sociedade [no mercado], devido a [em virtude de] uma desiguladade econômica oriunda do período colonial e que,até hoje,ainda demonstra suas faces.Com isso, a reinserção lenta e gradual da maior parte da população exige uma demanda energética de forma acelerada pelo governo.Como consequência, alguns protocolos em prol da sustentabilidade são deixados de lado.
Se torna [Torna-se] evidente, portanto, que a alta demanda financeira a favor da sustentabilidade se torna [é] um objetivo de longo alcance para um país em desenvolvimento como o Brasil.Para isso, investir na educação e em pesquisas científicas para se buscar uma energia limpa e de menor custo se torna uma boa alternativa.Só assim, podemos [Só assim poderemos] colocar em prática as discussões em prol do meio mabiente [ambiente], realizadas pela ONU desde 1972 em Estocolmo até a Rio +20 em 2012.
Comentários do corretor
O texto não discute o foco da problemática do tema, que são os problemas decorrentes da formas de energia consideradas "limpas" no Brasil. Além disso, a análise permanece no âmbito da superficialidade, não demonstrando e analisando os problemas nem propondo soluções efetivas. Realize uma leitura atenta da coletânea e, principalmente, norteie suas ideias de acordo com o que a proposta de redação pede.
(2º parágrafo): ¹ Quais seriam esses problemas sustentáveis? É preciso explicitar!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 0.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 4.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |