O último índice lançado pelo programa da ONU para o Meio Ambiente aponta o Brasil como o país com o quinto maior crescimento sustentável do mundo, ultrapassando países como EUA e Noruega. Em contrapartida, a nação ainda lidera grandes problemáticas ambientais se comparada a outros países, como crescente poluição, perda da biodiversidade, desmatamento, etc. Afinal, o Brasil é ou não um país de energia limpa? Mesmo que o índice mostre bons resultados, há ainda muitos aspectos que necessitam [necessitam de] aperfeiçoamento.
Como um dos líderes na produção do etanol, o Brasil e suas medidas para geração de energia são elogiados. Entretanto, a desolação de biossistemas e a liberação de gases efeito estufa [gases do efeito estufa ou gases-estufa] são alguns exemplos associados a [à] produção desse combustível. O aproveitamento do etanol, tem [etanol tem] suas vantagens, mas a produção de sua matéria-prima, por outro lado, provoca sérios desastres ecológicos. Ainda que os abalos ambientais causados sejam menores durante o seu consumo, é importante também levar em consideração toda a cadeia de produção e seus efeitos.
As usinas hidrelétricas são outro exemplo de como o ideal de sustentabilidade pode ser contraditório. De um lado temos uma energia consideravelmente limpa e eficiente sendo utilizada, e de outro [utilizada e, de outro,] temos populações ribeirinhas desabrigadas e fauna e flora devastados[, além de fauna e flora devastadas]. Assim sendo, é de total relevância a análise de medidas que criem real sustentabilidade. O reflorestamento, o plantio da cana com cautela, o zoneamento das atividades agrícolas, a conscientização e o engajamento da população e do poder público para que devidas ações sejam cumpridas são passos que o país precisa dar.
A aparente falta de fundamento de políticas ambientais e a inércia da maioria das pessoas condensa [condensam] o dilema da sustentabilidade dentro da sociedade brasileira. O ser humano precisa da natureza, seja pelo que ela oferece ou pela sua importância na manutenção da vida. Portanto, a sua preservação é de total destaque. É preciso despertar para um consumo com conscientização e buscar por respostas que melhor respondam as [às] demandas energéticas. A diferença talvez não seja fruto de uma escolha pessoal, no entanto, a primeira atitude para um futuro melhor cabe a cada um.
Comentários do corretor
O texto desenvolveu-se de forma clara, realizou uma boa discussão sobre o tema e evidenciou domínio da coletânea. Porém, sua análise não ultrapassou a análise proposta na coletânea nem foi além do recorte temático, extrapolando as questões que o tema favorece. Mas o texto já está no caminho da excelência, é só uma questão de aperfeiçoamento de conhecimentos e de escrita! Além disso, você deu um bom título ao texto!
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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