Aquecimento global é o maior agravante dos últimos anos, devido aos [anos em virtude dos] poluentes dos gases do efeito estufa: Metano,dióxido de carbono,óxido nitroso.São realizadas inúmeras pesquisas de como preservar o meio ambiente e [,] em 2012 [,] houve á [a] conferência das nações unidas, o rio + 20 [Conferência das Nações Unidas, a Rio +20], que visou [visou a] soluções cabíveis para essa questão.A fonte de energia limpa,como as usinas hidrelétricas,tem sido umas das melhores soluções [,] mas gera uma polêmica: será que a construção destas [sua construção] não irá prejudicar a questão social e ambiental?
Desabrigados, destruição de biomas, das diversidades. O maior agravante não é a usina hidrelétrica por si só, mas sim ,a falta [sim a falta] de planejamento antes da construção da mesma [dela].É preciso rever a situação do meio ambiente para a plantação ou construção de usinas. Este [Esse] recurso bem planejado já está trazendo benefícios.
No nordeste do Brasil por exemplo [No Nordeste do Brasil, por exemplo,] , a construção das hidrelétricas com a transposição do rio São Francisco,irá [Francisco irá] acabar com a seca nessa área tão sofrida. Em áreas onde não há como revitalizar para a construção de hidrelétricas,cultivos de etanol ¹, há também a energia eólica [,] onde [que] é a fonte de energia mais limpa do mundo e não agrava tantos problemas ambientais e sociais como os outros recursos renováveis.É previsto que até 2020 haja 12% de energia eólica global.
É obrigação de todos preservar o meio em que vivemos que não inclui só questões ambientais, como [mas também,] : culturais,sociais e econômicas.A colaboração de todos é necessária,assim como jogar lixos nos seus lugares corretos,não poluindo os rios,mares,calçadas,andar a pé,de bicicleta [,] ou seja [,] produzir menos poluentes.Este [Esse] é um grande avanço para a sustentabilidade e para o sucesso dos recursos renováveis.
Comentários do corretor
Seu abordou o tema proposto, mas faltou senso crítico para a análise dos fatos e mais domínio sobre o assunto para promover uma discussão melhor fundamentada. Além disso, houve muitos problemas relacionados à escrita. A melhor sugestão é que você amplie seu nível de leitura a fim de aprimorar sua percepção crítica dos fatos e adquirir cada vez mais conhecimento, além de ampliar a prática da escrita a fim de aperfeiçoá-la.
¹ (4º parágrafo) Informação jogada no trecho que não se relaciona ao que estava sendo dito
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 3 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |