O Brasil é destaque no cenário de produção de energia renovável, produzindo aproximadamente 45%, enquanto a média mundial é de 13%. Nesse contexto, ele faz uso do biocombustível e das hidrelétricas. No entanto, essas formas de produções de energia são inerentes a [possuem] consequências, que fazem elas se tornarem não tão sustentáveis.
Com a crise do petróleo, em 1973, se fez [fez-se] necessário criar novas formas de produção de energia, assim, é [foi] criado em 1975 o pró-alcool [Pró-álcool], que faz uso da cana de açucar [cana-de-açúcar] para a produção de biocombustíveis. Contudo, embora esse projeto tenha diminuido a demana [demanda] por petróleo, trouxe posteriomente como consequência o aumento dos preços dos produtos derivados da cana de açucar [cana-de-açúcar], - uma vez que aumenta a demanda pelo biocombustível - [,] causando assim uma potencial crise de fome.¹
Além do biocombustível, temos também o uso de hidrelétricas para produção de energia. Sendo considerada uma forma limpa de nergia [energia] , mas que causa danos a [à] população e a [à] biodiversidade de onde foi construida, uma vez que com sua instalação muda todo o ecossitema local e populações inteiras tem [têm] que migrar da área.
Portanto, mesmo o Brasil sendo o páis [país] mais sustentável, no quesito [sem vírgula] de produção de energia, essa sustentabilidade é concomitante a alguns prejuízos a [à] população, flora e fauna. Por isso, ainda precisamos investir em outras formas de produção de energia, para alcançar [sem vírgula] uma verdadeira sustentabilidade. A energia solar e a eolica, pode [eólica podem] ser uma desas novas formas, já que o Brasil tem alta incidência solar e um grande potencial eolico [eólico].
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, porém realizou uma análise superficial. Não basta apenas afirmar, é preciso comprovar e fundamentar, dessa forma, é preciso levantar fatos e exemplificações concretas. Além disso, atente aos erros gramaticais apontados ao longo do texto. Leia e produza mais!
¹ Afirmação que precisa de uma comprovação factual
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 4.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |