É indiscutível que o Brasil está gerando energia “limpa” com relação a outros países, como a China. Isso é entendido por fatos de localidade, políticos e pela biodiversidade do país. A chegada de uma hidrelétrica faz com que a população saia do local, mas contribui para um desenvolvimento sustentável. Vê-se, que [É notável que] há duas fases nesse contexto que devem ser equilibradas.
O Brasil é privilegiado de água por todo seu enorme território. Nesse sentido, uma das melhores maneiras de gerar energia no país é por meio de hidrelétricas. Outro beneficio [benefício] que isso nos traz é que mesmo quando a seca atinge boa parte dessas usinas, o governo consegue manter ou mesmo abaixar o preço da conta de energia, como ocorreu no inicio [início] desse ano. Mas é fundamental criar cartilhas ensinando como reduzir o gasto de luz, pois é necessária polpa [necessário poupar] energia.
Por outro lado, a vinda de usinas hidrelétricas ocasionam dor. Não só aos ribeirinhos que são obrigados a saírem de suas rotinas e de seus lares [,] levando consigo apenas as lembranças. Mas, também, aos animais que morrem ou fogem de suas terras, consequentemente, a nação perde um pouco de sua fauna e flora. Então, o que fazer para balancear desenvolvimento com meio ambiente?
Fica claro, portanto, que há pontos positivos e negativos desse processo de geração de energia. E o país é um dos menos contribuidores para a exitinção do planeta em comparação a [à] China e os [aos] Estados Unidos. Apesar de contribuir menos para o aquecimento global, as hidrelétricas tiram famílias de suas terras. A nação tem condições geográficas, politicas e econômicas para investir mais na energia eólica, essa [essa] que agride menos o ambiente [,] por isso devem ampliar esse processo. Assim, caminharemos mais forte e mais “limpos” para o futuro.
Comentários do corretor
O texto abordou o tema, porém faltou senso crítico na análise dos fatos apresentados e mais clareza em relação aos pressupostos da coletânea. A argumentação só discute a questão das Hidrelétricas como alternativas de energia limpa, tornando-se limitada. Além disso, o ponto-chave da proposta de redação era suscitar desconfiaça e questionamento sobre a noção de o Brasil ser um país que produz energia limpa, mas não ficou claro no texto essa ideia de pensar criticamente sobre a matriz energética brasileira. Realize uma leitura atenta da coletânea! Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |