Significativas mudanças socioeconômicas, políticas e tecnológicas ocorreram nos últimos anos, reforçando a importância dos recursos tecnológicos na educação. Marcada pela grande proliferação da TV e suas emissões no mundo, a década de cinquenta é [foi] palco para o surgimento de pesquisas com trabalhos voltados para a televisão, que surge como um dos principais instrumentos de influencia [influência] social.
É evidente que a presença desse dispositivo, a TV, é essencial a [à] formação dos cidadãos, pois os meios de comunicação apresentam informações em todos os níveis, por [níveis. Por] meio da codificação digital [,] esses sujeitos entram em contato com diferentes assuntos: política, economia, cultura, sexo, drogas, acontecimentos nacionais e internacionais.
Vale ressaltar que a televisão na condição de recurso tecnológico é usada como instrumento de comunicação, de serviço, de transmissão cultural, de propagandas e até mesmo de entretenimento, muito embora a cultura ali propagada seja uma cópia de tudo que é consagrado dentro dos padrões que caracterizam um determinado grupo. Mas, cultura [sem vírgula] é isso mesmo, é cópia; basta irmos ao Aurélio e verificarmos no segundo ponto o conceito de cultura: “sistema de ideias, conhecimentos, técnicas e artefatos, de padrões de comportamento e atitudes que caracterizam determinada sociedade”.
São os meios de comunicação de massa que invadem a vida de cada indivíduo. Daí a preocupação de pais, de educadores, das pessoas de um modo geral, em relação à AÇÃO da TV nas crianças, visto que essas são seres desprovidos de compreensão/percepção do que é certo e o que é errado nos desenhos animados, por exemplo, já que é um dos programas mais assistidos por esses sujeitos.
Desse modo, faz-se necessário que a sociedade busque analisar e refletir criticamente o sentido do que a TV está ensinando aos telespectadores. Uma vez que a influência desse meio tecnológico sob [sobre] a população pode acarretar sérios processos de aculturação [,] vista a rapidez com que se dá o desenvolvimento tecnológico no mundo contemporâneo.
Comentários do corretor
Seu texto fez considerações pertinentes, mas não estabeleceu uma grande reflexão sobre a problemática imposta pelo recorte temático. Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |