A condição cidadã está em risco? - Banco de redações


Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 07/05/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

    Significativas mudanças socioeconômicas, políticas e tecnológicas ocorreram nos últimos anos, reforçando a importância dos recursos tecnológicos na educação. Marcada pela grande proliferação da TV e suas emissões no mundo, a década de cinquenta é [foi]  palco para o surgimento de pesquisas com trabalhos voltados para a televisão, que surge como um dos principais instrumentos de influencia [influência] social.

    É evidente que a presença desse dispositivo, a TV, é essencial a [à] formação dos cidadãos, pois os meios de comunicação apresentam informações em todos os níveis, por [níveis. Por] meio da codificação digital [,] esses sujeitos entram em contato com diferentes assuntos: política, economia, cultura, sexo, drogas, acontecimentos nacionais e internacionais.

    Vale ressaltar que a televisão na condição de recurso tecnológico é usada como instrumento de comunicação, de serviço, de transmissão cultural, de propagandas e até mesmo de entretenimento, muito embora a cultura ali propagada seja uma cópia de tudo que é consagrado dentro dos padrões que caracterizam um determinado grupo. Mas, cultura [sem vírgula] é isso mesmo, é cópia; basta irmos ao Aurélio e verificarmos no segundo ponto o conceito de cultura: “sistema de ideias, conhecimentos, técnicas e artefatos, de padrões de comportamento e atitudes que caracterizam determinada sociedade”.

    São os meios de comunicação de massa que invadem a vida de cada indivíduo. Daí a preocupação de pais, de educadores, das pessoas de um modo geral, em relação à AÇÃO da TV nas crianças, visto que essas são seres desprovidos de compreensão/percepção do que é certo e o que é errado nos desenhos animados, por exemplo, já que é um dos programas mais assistidos por esses sujeitos.

    Desse modo, faz-se necessário que a sociedade busque analisar e refletir criticamente o sentido do que a TV está ensinando aos telespectadores. Uma vez que a influência desse meio tecnológico sob [sobre] a população pode acarretar sérios processos de aculturação [,] vista a rapidez com que se dá o desenvolvimento tecnológico no mundo contemporâneo.

Comentários do corretor


Seu texto fez considerações pertinentes, mas não estabeleceu uma grande reflexão sobre a problemática imposta pelo recorte temático. Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente