A limitação do conhecimento na cultura de massa - Banco de redações


Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 07/05/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A televisão é um dos meios de disseminação da cultura de massa, que teve sua explosão nos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial, quando filmes e espetáculos passaram a ser fortemente usados com fins lucrativos, através da publicidade. Assim, está [essa] cultura é despreocupado [despreocupada] com o conhecimento, seu principal objetivo é atingir a massa, além de vender seus produtos e estabelecer valores e padrões, que contribuem com o capitalismo e na [a] manutenção do organismo social.

 A ssistir  [Assistir à TV] TV, não  [sem vírgula] necessariamente emburrece, mas não dá pra [para] tratar como conhecimento as informações transmitidas. Através da Disfunção Narcotizante  ela , mantém [Narcotizante, ela mantém]] os indivíduos inertes em relação os [aos] reais problemas que os cerca [cercam]. No entanto, a televisão contribui com a quebra de preconceitos, observada nas novelas e na transmissão de informações de utilidade pública como a necessidade do uso de preservativos, a importância do voto e importância da tolerância às diferenças.

 Portanto [,] assistir Televisão é uma forma de lazer e integração social, no sentido que, ela [de que ela] estabelece papéis, valores e padrões. Mas não pode ser a principal atividade de lazer, devido a [ lazer em virtude da] influencia [influência] sobre o individuo. A TV e outro meios de comunicação de massa estão longe de ser fonte de desenvolvimento cognitivo e  de aprimoramento cultural ,uma vez que a cultura e o saber não se restringe à [restringem a] interesses.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez colocações pertinentes, mas faltou uma linha argumentativa melhor fundamentada para validar sua tese. Dessa forma, procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente