- Banco de redações


Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 07/05/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A televisão é um dos grandes meios de comunicação existentes hoje, quase todas as pessoas do mundo possuem uma televisão em casa, ou tem [casa ou têm]  algum tipo de contato com ela fora de casa, sendo na casa de familiares, amigos, no serviço, na escola, e [escola e] até mesmo na rua. A televisão tem o intuito de entreter o povo, relatar noticias [notícias] que ocorrem ao redor do mundo, fazer propagandas de produtos, etc. Mas com o passar dos anos, as emissoras de televisão vêem [vêm] manipulando muito a população, mostrando aquilo que os gigantes do nosso governo querem que eles mostrem, porque a verdade nua e crua que acontece fora do nosso conhecimento não é realmente passada. A aquilo  [Aquilo] que eles deviam realmente dar atenção, como os roubos exorbitantes que acontecem dentro do governo, isso não é passado com clareza para a população, devido ao fato que isso com certeza ira prejudicar a imagem dos políticos. O único objetivo que se vê hoje na programação das emissoras é passar vários telejornais que somente relatam as desgraças do dia a dia. Agora imagine uma criança vendo tudo isso, uma criança que ainda não conhece esse mundo, e [mundo e] obviamente não está preparada para conhecê-lo, e se formos ver os telejornais estão em todos os períodos do dia, manhã, tarde e noite, com certeza crianças pequenas irão ver, há alguns país que lhes poupam de ver isso, mas há outros que mostram achando que as crianças irão aprender alguma coisa de útil, mas ao invés de aprender alguma coisa, elas podem ser influenciadas a cometerem o que viram.

E a culpa de tudo isso é de quem, do nosso governo que deixa as grandes emissoras passar [passarem] o que querem, passar mortes e mais mortes toda hora, em praticamente quase todos os canais. Algo precisa ser feito, e eles não estão fazendo isso certo. Como a televisão é um meio gigantesco de propagação de informação, esse meio deveria ser utilizado para um bem maior, como mostrar as pessoas que a vida não é só desgraça, apesar de que essa é a realidade que vivemos, mas ao invés de passar meia dúzia de telejornais por dia, porque não tirar ao menos dois do ar para passar programas educativos, passar informações que possam ajudar a população a melhorar ao invés de piorar, sem contar a poluição visual que ocorre com tantas propagandas de produtos, que também influenciam as pessoas lhe passando que se comprar tal produto vai mudar completamente a sua vida, além de influenciar as pessoas a comprar o que não precisam, ainda têm a capacidade de mentir, algo precisa ser feito com urgência, novos conceitos precisam ser criados para que a televisão sirva ao mesmo tempo para um meio de passar informação, e ensinar algo ao povo.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema, mas não atende às expectativas. É preciso que o projeto de texto seja construído em parágrafos a fim da atender à estrutura dissertativa. Além disso, argumentos bem fundamentados são necessários para comprovar suas colocações, não basta apenas afirmar. Reconstrua seu texto, evite períodos longos, desmembre-o em parágrafos, mobilize fatos e exemplificações concretas, além de fugir do óbvio. Leia e escreva mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 0.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
NOTA FINAL: 4


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente