A televisão é uma fonte de informações riquíssimas, que exibe, mostra, e [mostra e] relata a veracidade dos fatos. É difícil olhar para esse meio de comunicação e não se lembrar do “Ataque das Torres Gêmeas” em Nova York, “ O caso do terremoto que deixou milhares de pessoas desabrigadas” no Haiti e o “caso da menina que vivenciou um estrupo coletivo dentro de um ônibus “,na Índia, entre tantos outros casos que marcou e chocou [marcaram e chocaram] o jornalismo brasileiro.
O surgimento dos noticiários e canais educativos, sem dúvida nenhuma[,] foi marcante, desde a época das manifestações dos “caras-pintadas”, que foi um movimento para tirar Fernando Collor de Melo no [do] poder da presidência e mostrar ,como [mostrar como] a população estava insatisfeita com seu governo e sem contar ,com [contar com] o aparecimento de grandes obras literárias, que foram apresentadas e moldadas no teatro (um dos meio culturais que foi bastante utilizado [foram bastante utilizados] na ditadura militar ,como forma de expressão) e ganharam vida no cinema, televisão e trilhas sonoras de novelas e até hoje fazem sucessos . Tivemos a oportunidade de ganhar atrizes e atores que são exemplos vivos, dentre eles temos: Fernanda Montenegro, Tarcísio Meira , O saudoso Mario Lago, Lima Duarte , Gloria Menezes, Suzana Vieira, O grande humorista Chico Anysio [,] entre uma variedade de atores e atrizes brilhantes, que fica na saudade de um tempo que não volta mais ,mais [mas] continua vivo em gravações, filmagens , vídeos cassetes [,] mais [mas] principalmente na memória de quem viveu aquelas emoções .
Como podemos esquecer as obras ,” A moreninha “[sem vírgula] de Joaquim Manoel de Macedo , “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis ,”Gabriela ,Cravo e Canela “do autor baiano Jorge Amado ,as canções inesquecíveis de Elis Regina, Tom Jobim, Vinicius de Morais, Roberto Carlos, Raul Seixas , entre tantas outras citações.
Com isso, podemos concluir, que [concluir que] mais do que possibilitar o aprimoramento cultural ,a televisão abrange os conhecimentos, deixa uma vasto arquivos [arquivo] de informações, incentiva o crescimento do teatro ,através das programações que são exibidas, e faz as pessoas refletirem e pensarem, terem seus próprios pontos de vista ,tirar suas próprias conclusões ,bem semelhante a uma proposta de redação.
Comentários do corretor
A linha argumentativa apresentada não se refere à tese que pretende ser defendida, de que forma grandes obras da Literatura Nacional relacionam-se com a televisão? Além disso, não houve problematização ao que foi proposto pelo recorte temático, uma vez que não se discutiu criticicamente a influência da televisão sobre o aprimoramento cultural. Organize melhor suas ideias e realize uma leitura atenta da coletânea para norteá-las!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 4 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |