Mais do que aprimorar - Banco de redações


Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 07/05/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

         A televisão é uma fonte de informações riquíssimas, que exibe, mostra, e [mostra e] relata a veracidade dos fatos. É difícil olhar para esse meio de comunicação e não se lembrar do “Ataque das Torres Gêmeas” em Nova York,  “ O caso do terremoto que deixou milhares de pessoas desabrigadas” no Haiti e o “caso da menina que vivenciou um  estrupo coletivo dentro de um ônibus “,na Índia, entre tantos  outros casos que marcou e chocou [marcaram e chocaram] o jornalismo brasileiro.

         O surgimento dos noticiários e canais educativos, sem dúvida nenhuma[,]  foi marcante, desde a época das manifestações dos “caras-pintadas”, que foi um movimento para tirar Fernando Collor de Melo no [do] poder da presidência e mostrar ,como [mostrar como] a população estava insatisfeita com seu governo e sem contar ,com [contar com] o aparecimento de grandes obras literárias, que foram apresentadas e moldadas no teatro (um dos meio culturais que foi bastante utilizado [foram bastante utilizados] na ditadura militar ,como forma de expressão) e ganharam vida no cinema, televisão e trilhas sonoras de novelas e até hoje fazem sucessos . Tivemos a oportunidade de ganhar atrizes e atores que são exemplos vivos, dentre eles temos: Fernanda Montenegro, Tarcísio Meira , O saudoso Mario Lago, Lima Duarte , Gloria Menezes, Suzana Vieira, O grande  humorista Chico Anysio [,] entre uma variedade de atores e atrizes brilhantes, que fica na saudade  de   um tempo que não volta mais ,mais [mas] continua vivo em gravações, filmagens , vídeos cassetes  [,] mais [mas] principalmente na memória de quem viveu aquelas emoções .

      Como podemos esquecer  as  obras ,” A moreninha “[sem vírgula] de Joaquim Manoel de Macedo , “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis ,”Gabriela ,Cravo e Canela “do autor  baiano Jorge Amado ,as canções inesquecíveis de Elis Regina, Tom Jobim, Vinicius de Morais, Roberto Carlos, Raul Seixas , entre tantas outras citações.

     Com isso, podemos concluir, que [concluir que] mais do que possibilitar o aprimoramento cultural ,a televisão abrange os conhecimentos, deixa uma vasto arquivos [arquivo] de informações, incentiva o crescimento do teatro ,através das programações que são exibidas, e faz as pessoas refletirem e pensarem, terem seus próprios pontos de vista ,tirar suas próprias conclusões ,bem semelhante a uma proposta de redação.

    

  

Comentários do corretor


A linha argumentativa apresentada não se refere à tese que pretende ser defendida, de que forma grandes obras da Literatura Nacional relacionam-se com a televisão? Além disso, não houve problematização ao que foi proposto pelo recorte temático, uma vez que não se discutiu criticicamente a influência da televisão sobre o aprimoramento cultural. Organize melhor suas ideias e realize uma leitura atenta da coletânea para norteá-las!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 0.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
NOTA FINAL: 4


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente