Queima de intelecto - Banco de redações


Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 07/05/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Os meios de comunicação popular são elementos de grande importância e que demanda [demandam] um enorme avanço na sociedade atual; os mesmos [atual. Esses] estão se tornando cada vez mais essenciais a [à] toda população brasileira. Através deles é possível saber o que acontece em toda a parte do mundo e além [mundo, além] da função de entretenimento. A televisão, dentre esses meios, é a de maior destaque e a que mais gera influencia [influência]. Contudo essa influência é sempre positiva?

Que assistir televisão [à televisão]é interessante, a maioria das pessoas não nega. Más [Mas] quanto esse hábito pode influenciar no cotidiano e na vida em geral dos telespectadores? Seguindo por uma ordem cronológica, tanto de horários quanto de idade, a influencia começa desde a infância, as crianças costumam ver pela manhã desenhos animados - o que não é uma verdade absoluta -. Um dos mais populares é o “Pica-Pau”, esse pássaro de cabeça vermelha em seus episódios usa de trapaças e demonstra violência para conseguir o que quer.

No final da tarde os jovens costumam ver novelas, com temáticas que os prendem – com conteúdo musicais, abordagem de temas mais próximos da vida real, envolvendo romances adolescentes e vivenciados geralmente em ambiente escolar -, por estarem na fase onde [em que] a aventura é o mais interessante, essa faixa é uma das mais influenciadas; o que torna as coisas mais perigosas. Em 2006[,] o show de uma banda oriunda de uma novela estrangeira, transmitida por um canal aberto brasileiro, causou a morte de três jovens. O show da banda RBD contava com a presença de muitos jovens, alguns que nem se quer [sequer] haviam avisados seus pais de onde estariam; coincidência ou não, a novela era intitulada: “Rebelde”.

A noite [À noite] o conteúdo é voltado ao publico adultos [público adulto], com cenas que enaltecem a sensualidade e de violência de maneira mais explicita [explícita], as novelas da noite são a diversão e a fonte de muitas conversar [conversas] entre esses espectadores. Em uma cena da novela “Salve Jorge”, transmitida pela rede Globo, causou polemica [polêmica] recentemente em redes sociais: uma personagem, que foi raptada e vendida por uma quadrilha, fica descontente quando descobre que a sua mãe biológica mora na favela, preferindo aceitar uma outra mulher que esta [está] presa – e tem dinheiro – como sua mãe. A cena impõe uma contradição com o titulo [título] da novela que faz conotação a um santo.

Logo, um meio que poderia enriquecer uma população inteira com cultura, acaba [sem vírgula influenciando de forma negativa seus telespectadores, que muitas vezes ficam cegos ao se divertir com cenas contraditórias. Mesmo assim o erro não é só das emissoras de televisão que tentam ganhar dinheiro alienando pessoas; o erro provem [provém] em maior parte de um governo que quer acalmar as massas e não explorar o intelecto delas criando uma sociedade como a da Roma Antiga: “a pão e circo”.

Comentários do corretor


O texto voltou-se para apresentar o conteúdo da televisão, mas não soube propor discussões e reflexões, além de não ter ido além do senso comum. É preciso mais criticidade, menos delongas e mais objetividade.

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente