É de conhecimento geral que o aparelho de televisão conquistou uma grande espaço no cotidiano da sociedade, visto que transmite inúmeras informações do dia-a-dia [dia a dia] de modo eficaz, oferecendo também diversos canais de entretenimento para a satisfação de todos. Apesar de ser tão eficiente, o uso exagerado da televisão também pode ser prejudicial aos seus telespectadores.
Inicialmente, observa-se que muitos jovens, idosos, adultos e crianças passam várias horas diante desses aparelhos assistindo [assistindo a] programas de seus respectivos interesses, dessa forma, os seus afazeres essências [essenciais] são deixados de lado ou então são feitos na frete [frente] da TV [,] podendo acarretar em graves conseqüências [consequências, ]como a obesidade, visto que é expressa através da troca de refeições de grande valor nutricional por guloseimas. Além disso, a falta de exercício físico também pode agravar essas circunstâncias.
Outra preocupação constante é a alienação, que vem transformando a vida de muitos brasileiros, uma vez que deixam de interagir socialmente com seus familiares, amigos e até mesmo cônjuges e passa [passam] a viver uma vida isolada, no qual a falta de comunicação com esses indivíduos prejudicam [prejudica] o relacionamento de um todo.
Em virtude do que foi mencionado, a televisão não é a principal causa desses problemas, pois, resta a todos a se [pois resta a todo conscientizar-se] conscientizar ao modo adequado de usá-la para que não venha a ser prejudicial a [à] sociedade.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema, mas realizou uma análise simplista e genérica, que não promoveu grandes discussões e reflexões.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |