Expressão máxima dos meios de comunicação,presente em praticamente todos os lares brasileiros, a TV se destaca pelo seu poder de transmitir informações,formar opiniões e influenciar comportamentos.O modo como essa mídia age na vida dos telespectadores tem sido assunto de calorosos debates.
Nesse cenário, os discursos acusando a televisão de ser um sistema manipulador, aculturador e subversivo, tornaram-se [sem vírgula] frequentes.Desse modo, algumas pessoas passaram a classificar outras em inteligentes ou não de acordo com os programas vistos por elas, o que é inadequado,uma vez que alguém pode ver os mesmos programas e possuir um nível intelectual elevado.A questão não é simplesmente assistir,mas sim,como [sim como] assistir.
Existe uma diferença crucial entre quem vê TV com criticidade e quem aceita tudo que é mostrado por ela como verdade absoluta.
É evidente que as principais emissoras, seja [sejam] da TV por assinatura ou aberta-que não por acaso são as mais poderosas-estão intimamente ligadas aos setores de produção e consumo de massa.Assim,é fácil notar que a principal intenção delas é formar cidadãos meramente conumidores [consumidores].No entanto, há uma tendência em se generalizar e desconsiderar o fato de que existem canais voltados para a valorização e difusão da educação e da cultura, ficando a critério de cada um , e no caso das crianças, do bom senso dos pais em escolher o que considera [consideram] mais adequado.
Nem vilã, nem vítima,a televisão é [,] antes de qualquer coisa, reflexo da própria sociedade.Em um país cuja educação não prioriza a construção crítica dos indivíduos,não é surpresa ver que os picos de audiência são atingidos quando se põe mulheres semi-nuas [seminuas], com a presença de cantores cuja letras são formadas pela repetição sonora,na cena em que a mocinha da novela descobre que foi traída ou [,] ainda,com programas voltados para assuntos pouco relevantes.Será exatamente nisso que os canais vão continuar investindo [investindo?].Afinal, a verdadeira preocupação é com a audiência,quanto mais IBOPE mais empresas vão querer divulgar sua marca e isso significa mais dinheiro na conta das elites que comandam essa grande mídia.Enquanto isso a população permanece sofrendo com os mesmos problemas sociais e políticos.
Comentários do corretor
Seu texto levantou questões pertinentes em torno da problemática imposto. Contudo, não houve extrapolação do recorte temático nem um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |