Muitos imaginam que o ser humano é um animal irracional, que não pensa ou não refletem [reflete] sobre determinado assunto [,] o que não é a realidade. O homem, a sociedade é quem faz a televisão e não a televisão que faz a sociedade. Todos sabem que o controle remoto fica na mão do telespectador e cabe a ele decidir o que deve ou não assistir.
Não adianta produzir programas riquíssimos em educação e cultura se não houver quem os vê. Querem que a televisão se transforme em educadora, mas já perguntaram a sociedade se é isso que ela deseja? Não perguntam. A realidade do Brasil não é da mais inspiradora, e talvez seja por isso o grande índice de audiência das telenovelas, onde a ficção se mistura com a realidade, mas no final tudo acaba bem. E na vida real nem sempre é assim que tudo termina.
Para saírem da injustiça, dos desrespeitos e dos descasos que a sociedade sofre diariamente só mesmo mergulhando na ficção. Quando a realidade do Brasil for mais parecida com a ficção em que embora sofra alguns problemas, mas que no final tudo acabe bem os Brasileiros deixem de se interessar por novelas.
Uma realidade em que a educação funcione e que quem vai à escola aprenda de fato e consiga apreciar a cultura, onde a justiça cumpra o seu papel e que prenda os que cometam crimes e lhes aplique uma punção justa e quem dependa de atendimento público de saúde receba-o de imediato e não fique jogados feitos objetos em corredores de hospitais superlotados e assim a população não tenha que buscar a sensação de justiça na ficção.
Assim vemos que para termos uma grade de programação com bons conteúdos de educação e cultura temos que preparar a sociedade para aceitá-los. Pois a televisão é reflexo da sociedade e não a sociedade da televisão.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações pertinentes. No entanto, é preciso melhor trabalhar a parte argumentativa de sua produção. Não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |