Conhecendo o Limite - Banco de redações


Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 06/05/2013

Status:

Corrigida
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Vivemos em um período moderno, por consequente, mudanças ao longo do tempo são reais. Analisando períodos da história passada, nos deparamos com a comunicação por meios de cartas, telegramas e outros. No momento a que mais se desenvolve, podemos dizer a “melhor” tecnologia já desenvolvida, é a rede virtual (internet) e a televisão. Nestas [Nessas,] as interações são feitas com poucos segundos, por tal facilidade, veio a se tornar um grande perigo.

A televisão nos proporciona um vasto campo, desde o conhecimento de atualidades do mundo à interação com programas que revelam muitas das vezes o nosso cotidiano. Parando para analisar este mecanismo com tempos passados, diríamos que o “futuro” predito em filmes de ficção científica, já se faz presente em nosso século.

Porém tal regozijo, uma vez mal usado, trás [traz] sérios problemas. Dentre eles, sendo bem visíveis em nossos dias, está a alienação no qual, milhares de pessoas passam a usar determinados tipos de roupas, por exemplo, conforme “padrões” ditos bons na mídia. Isso sem fala no modo como as pessoas estão cada vez mais agindo de forma diferente de seus costumes. Muitas destas passam então a ser meras “marionetes” controladas.

Sabe-se que a televisão tem sim conteúdos bons, porém estes se encontram e sua minoria, e o dito “aprimoramento cultural” muita das vezes encontra-se em “enquadramento cultural”, no sentido de que não se busca mais o respeito de diferentes culturas e sim uma padronização desta, fato este contraditório no país em que vivemos com tanta diversidade presente.

Diante disso, todos os brasileiros devem buscar ter uma consciência mais crítica a respeito dos fatos, pois nem sempre aquilo que é ofertado como “bom” é realmente o bom. Agir como a “multidão” seguindo seu “padrão” é o mesmo que tornar a diversidade tão presente em assunto inexistente, passando assim a ter-se apenas um produto: dito “fordismo humano”. O que melhor tem-se a fazer é apenas evitar serem as “marionetes”, as pessoas devem procurar serem os autores e diretores de suas próprias vidas, assim viveremos em plena harmonia.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez boas considerações sobre a problemática imposta. Porém, não houve extrapolação do recorte temático nem um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (Citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente