Televisão e sociedade - Banco de redações


Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 06/05/2013

Status:

Corrigida
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Há algumas décadas o comportamento da família, não só brasileira, mudou radicalmente com a introdução de um novo meio de comunicação: a televisão. A partir desse momento diversas atividades; como [atividades, como] exercícios físicos, uma conversa entre amigos e a leitura de um livro; foram trocadas por uma " caixa que emite luz e som". Ao decorrer o [do] tempo as pessoas estão mais dependentes da televisão, levando cientistas a pesquisar o nível de influência desta sobre seus consumidores. os resultados apontam para a alienação de uma parcela da população, que não consegue desenvolver espírito crítico e nem uma opinião a ser defendida. O máximo que alcançam é repetir aquilo que foi mostrado na TV, ou que um ator falou na novela. Porém, não se pode colocar a culpa do baixo nível cultural e crítico da população somente a TV, pois cada indivíduo tem liberdade de escolher o que assistir. "Fantástico", "Jornal Nacional" são exemplos que mostram, que [mostram que] a televisão não é algo dispensável, pois também mantém a população atualizada e consegue despertar um senso em cada um a respeito de vários assuntos. Como solução ao problema cabe ao país regularizar e selecionar àqueles programas construtivos a mentalidade humana, por meio de uma comissão formada por psicólogos, profesores e neurologistas. É viável também incentivar a todos trocar algumas horas em frente a TV por livros, atividades físicas tornado-os mais acessíveis.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto, mas é preciso desmembrá-lo em parágrafos a fim de antender à estrutura dissertativa. No mais, procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

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Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente