A mudança de modelo da cultura tradicional para o modelo em massa, transformou [massa transformou] os indivíduos em consumidores e não mais produtores de cultura. Neste contexto, a televisão ( TV) assumiu o papel de difusora, impossibilitando o aprimoramento cultural, uma vez que ela dita um padrão a ser seguido.
Padrão esse que pode ser observado na forma como a TV induz comportamentos. Tanto que o sociólogo Zigmund Bauman fala em seu livro '' 44 Cartas do Mundo Líquido Moderno '' que as familias '' substituiram a mesa de jantar por aparelhos de TV " , assim as refeiçoes que antes eram uma oportunidade para estas se comunicarem, são feitas na compania [companhia] do aparelho televisor, impedindo muitas vezes o único contato diário, haja vista a vida corrida da sociedade moderna.
Também, a televisão pode impedir uma análise critica dos fatos. Apesar de vivermos em uma democracia a qual prega [,] dentre outros [,] o combate a [à] censura, muitos canais de televisão mostram apenas uma versão dos fatos, e acabam por gerar nos telespectadores, quando estes não possuem senso crítico, uma visão restrita e até sensacionalista.
Desta forma, fica claro que a TV impossibilita um aprimoramento cultural, pois não é imparcial frente aos fatos, induzindo comportamentos, além de interferir nas relações familiares prejudicando-as. Logo, cabe ao Estado investir em educacão, pois assim as pessoas podem desenvolver uma opinião propria independente do padrão imposto pela midia.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas. Mas para chegar à excelência, é preciso explorar as diversas possibilidades de ideias que o tema favorece.
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |