ASSISTIR TV OU NÃO: “EIS A QUESTÃO” - Banco de redações


Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 05/05/2013

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A televisão continua como peça principal da casa, babá eletrônica e como pano de fundo para as refeições familiares. A TV pode favorecer, ou não, o aprimoramento cultural dos seus telespectadores. De fato, sua influência dependerá de como ela é utilizada. Partindo desta ideia, quais os prejuízos que a televisão pode trazer para seus variados públicos e como pode ser bem utilizada?

As crianças são as principais vítimas dos danos que a TV pode trazer com sua má utilização. Por exemplo: problemas psicológicos, hiperatividade, dificuldades nos relacionamentos sociais e problemas emocionais foram alguns dos problemas observados por um estudo feito em crianças que passavam duas ou mais horas em frente à televisão ao dia. Além disso, muita televisão aumenta a gordura corporal das crianças e prejudicam os seus desempenhos nos esportes.

Entretanto, não são apenas as crianças prejudicadas no que se refere ao hábito de assistir [assisitir à] TV, adolescentes e adultos também podem ser vítimas. Não obstante, a televisão pode influenciar na alimentação. Um estudo feito na Universidade de Loughborough, no Reino Unido, concluiu que quanto mais tempo uma pessoa passa em frente à televisão, pior é a qualidade daquilo que come. Assistir TV está associado com consumo de lanches, bebidas e fast foods com maior quantidade de calorias e baixa ingestão de frutas e legumes. 

De fato, o uso da televisão pode influenciar até mesmo a própria vida. Um novo estudo feito pela University College London, no Reino Unido, e pela University of Queensland, na Austrália, descobriu que pessoas que tem [têm] o hábito de ficar na frente da televisão possuem o dobro de chance de sofrer ataque cardíaco, derrame e outros tipos de problemas cardiovasculares, se comparados com aqueles que passam menos de duas horas por dia na frente de uma tela.

Entretanto, deve ser observado com atenção o uso da televisão, evitando problemas que podem nos prejudicar. A televisão pode e deve ser utilizada como meio didático já que através dele a criança recebe muita informação. Para que tal ocorra é necessário que pais e professores conheçam a programação que a criança assiste para que a TV possa ser lida não apenas no seu texto mas, em especial, no seu intertexto. Desta forma, a televisão se transforma num laboratório importante que deve ser adequado pelo lar e escola. Também é importante lembrar que segundo as recomendações da Academia Americana de Pediatria (APP), as crianças aprendem e desenvolvem mais o cérebro brincando do que assistindo Televisão.

Sem sombras de dúvidas, a pessoa que almejar uma vida de qualidade precisa praticar mais esportes físicos, ter uma alimentação saudável e o mais importante de tudo não deixar que a televisão o impeça de levar uma vida mais profícua. A programação televisa deve ser interessante, com o objetivo, de  aprimorar culturalmente todos os telespectadores que dela usufruírem. Portanto, selecionar conteúdo de qualidade e ser moderado no tempo gasto na frente da TV, pode ser proveitoso para o conhecimento e para a vida, mas o contrário também é verdade.

Comentários do corretor


Seu texto fez considerações válidas sobre a problemática imposta pelo tema. No entanto, cuidado com a extensão de seu projeto de texto. No mais, para levar seu texto à excelência, procure explorar a diversidade de questões que a problemática do tema favorece.

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Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente