Os dois canais da televisão - Banco de redações


Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 05/05/2013

Status:

Corrigida
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Com o advento da televisão [,] surgiu no meio social, uma [social uma] reforma na vida das pessoas desde a maneira de se portar até de se relacionar perante os seus semelhantes. Junto ao seu crescimento, ela foi se aprimorando na arte de influenciar, ditar e transformar os telespectadores.

O sociólogo e historiador João Ramos Batanolli ressalta que a televisão tem seus pontos positivos e negativos. O lado positivo é pouco usado. “Ela exerce um efeito na sociedade. Os assuntos que passam na TV são os que são vividos, porém gera banalização da violência, morte, guerra, entre outros”, afirma.

 A Televisão ela é monopolizadora, possui o poder em suas mãos capazes de manipular a própria raça humana. Ela gera má consequências a quem assiste apenas com os olhos. Muitas vezes, as pessoas se postam em frente a televisão de forma passiva, apenas por distração, tomando por consequência, seres alienados, sem opiniões e vítimas do meio tecnológico.

Este meio midiático, por outro lado, pode ser de extremo aproveito. Visto que, em [que em] programas educativos e instrutivos, a televisão alimenta os olhos de seres com sensos críticos e ativos na esfera capitalista. Desta forma, há uma acréscimo no conhecimento cultural e educacional aos telespecatores, que sabem fazer o bom uso deste meio.

Pode-se observar que os dois canais da televisão têm amplas consequências para quem faz uso dela. Cabe aos telespectadores, interpretarem-a de forma proveitosa ou não e, decidir [e decidir] o que melhor lhe convém. Ser mais uma marionete nas mãos da televisão, ou utilizá-la com sabedoria. Por que já dizia Mário Quintana: ''Deficiente é quem não consegue modificar a sua vida, aceitando as imposições dos outros e da sociedade, ignorando quem é dono do seu destino''.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto, mas é preciso melhor trabalhar a parte argumentativa de sua produção. Não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, realize um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente