Para não ser uma ilha - Banco de redações


Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 05/05/2013

Status:

Corrigida
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Há setenta anos atrás Vladimir [Há setenta anos Vladimir] Zworykin registrava a patente do tubo iconoscópico para câmaras de televisão não tendo a mínima ideia das proporções que sua invenção tomariam [tomaria] e [,] principalmente, a quantidade de pessoas a alcançar. Mas a televisão se mostra como uma boa arma de aprimoramentos ou seria mais benéfico essa ideia nunca lhe ter passado pela cabeça?

Com o passar do tempo o papel dos televisores foi se modificando. No começo era vista como unificadora de famílias. Era habito [hábito] reunir a todos na frente da TV em noites especiais, quando as telas ainda eram benefícios para poucos. A [À] medida que atingiu maior público virou amenizador da solidão. Bastou pouco para que fosse considerado uma forte arma de alienação, mas é preciso ir mais a fundo e olhar onde a mágica se perdeu.

O homem não é uma ilha, isso John Donne já dizia há muito tempo atrás, e por isso mesmo não pode se dar ao luxo de ficar preso a um único lugar e fazer do controle remoto sua única fonte de ligação com o mundo. Como qualquer outro veículo de comunicação, é preciso desconfiar de tudo que tenha pretensão de se apresentar como uma verdade absoluta.

É um tanto quanto equivocado colocar a culpa da alienação de um povo exclusivamente na invenção do televisor. Se hoje a TV é vista como alienável e leva todos seus telespectadores a um senso comum, é preciso ter sensatez de perceber que essas mesmas pessoas nunca foram introduzidas a um olhar de estranhamento. Muito mais eficiente do que apenas nos afastar das ondas captadas pelas antenas, é preciso fixar a ideia de que mais nocivo do que uma programação ruim é a comodidade que ela causa.

Uma saída desesperada e imediatista sugere que não só nos afastemos da TV[,]  mas também que haja a aproximação de outros meios de informação muito ricos mas que sempre perdem espaços por sempre terem sido vistos como trabalhosos, como somos levados a acreditar com os livros. A solução para o problema requer um trabalho a longo prazo. É muito mais propicio [propício] e benéfico que haja primeiro uma preocupação com a formação da população que se senta na frente da TV, para que ela possa por si só perceber o que lhe agregador, como em qualquer outro aspecto da vida. É preciso cuidar primeiro das pessoas, depois das grades de programação.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto, mas não ultrapassou o senso comum nem soube explorar a diversidade de questões que o recorte temático favorece. Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente