É notória a evolução da televisão ao longo dos anos, pois aumentaram o número de canais e a diversidade de programação, trazendo inúmeras opções para o público. Porém, mais importante do que a quantidade de programas é a sua qualidade e, esta [, que] não está se aprimorando no decorrer dos anos.
A mídia nos transmite conceitos prontos da forma que devemos agir, pensar e enxergar o mundo; sendo assim reduz a nossa capacidade critica e formadora de opinião.
Se uma pessoa a assiste durante muitas horas ou a tem como única forma de lazer, acaba sendo manipulada mesmo inconscientemente por ideias fúteis por ela apresentada. À medida que é vista constantemente a exaltação de um determinado padrão de vida, beleza e sucesso o telespectador passa a acreditar que sem esses quesitos ele não pode ser feliz; consequentemente ela traz uma sensação de infelicidade e insatisfação com a na vida das pessoas.
Um estudo feito pela universidade de Maryland, nos EUA [,] reportou que pessoas infelizes assistem mais [assistem mais à] televisão, e as que dizem que são “muito felizes” gastam mais do seu tempo lendo e socializando-se. Os pesquisadores analisaram 30 anos de informações e descobriu que assistir televisão pode ajudar na felicidade momentânea, mas tem menos efeitos positivos a longo prazo.
Entretanto, por mais que haja malefícios ligados ao entretenimento televisivo, ele também pode ser benéfico se houver um discernimento na escolha do é visto,uma vez que, há muitos documentários, filmes e programas inteligentes que podem proporcionar um aprimoramento cultural.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, mas é preciso ir além do senso comum e promover uma discussão mais ampla e crítica da questão. Amplie seu nível de leitura e procure realizar um mais rico trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |