Rumo à psicose - Banco de redações


Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 05/05/2013

Status:

Corrigida
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   A conquista de uma tela em que pessoas pudessem se distrair sem sair do sofá, o entretenimento mais fácil do que jamais imaginara; o aparelho estupendo para que trouxesse a beleza a todos; contudo, o preço por esse entretenimento tem sido caro a todos nós.

   Horas e horas perdidas em frente à tela, as horas não percebidas devido ao excesso de informações. Tudo o que aprendemos, queremos e almejamos é revertido aos valores da TV; atualmente, não somos porque somos, somos porque a TV induz. A informação é desviada, não nos passam o que é realmente verdadeiro; alimentam-nos de falsas ou aumentadas informações.

   Todo meu estudo e todo meu querer é revertido ao caos da TV. Muito mais fácil que imaginar/criar é ver, todas as imagens que nosso cérebro projetara ao ler um livro foi trocada pelas imagens feitas pela TV; o cérebro atrofia. Em vez de lê-los é mais cômodo, com certeza, assisti-los. Clássicos, biografias, contos de fadas; enfim, tudo convertido em filme, um pouco ameno em comparação aos realities shows, no entanto, uma boa leitura cria meu próprio mundo e projeta meus personagens.

   O sensacionalismo dos programas da televisão é altamente visível e longe de ser plausível. Em troca de audiência [,] passam por cima do que estiver pela frente; criam fantásticos efeitos sem medir esforços e sem calcular os prejuízos aos telespectadores. O público tem a culpa parcial desse sensacionalismo; sem efeitos perderia a “graça” dos programas, e logo menor audiência, consecutivamente perda de capital.

   A perca [perda] pela vontade do saber, o “pé nas alturas” são consequências da televisão; transmitem, nas novelas, que é bonito não separar um livro para ler e no último capítulo da tudo certo. Não é preciso decapitar nossa inteligência para nos contemplar com a fantasia, a fantasia literária é magnífica. Trocar uma hora de TV por uma hora de leitura é difícil para uma criança de 8 anos em que passou toda sua vida em frente à telinha. Os pais devem se conscientizar do mal que essa trás à seus filhos; devendo, portanto, controlar o tempo em frente à televisão e, acima de tudo, mostrá-los a importância de um livro.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto, mas é preciso melhor trabalhar a parte argumentativa de seu texto. Não basta afirmar, é preciso comprovar. Dessa forma, procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente