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Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 05/05/2013

Status:

Corrigida
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    Dentre os meios de comunicação atuais, as divulgações midiáticas encontram posição de destaque. Porém [,] seu conteúdo apresenta-se cada vez mais duvidoso em relação à sua perspectiva cultura, além de provocar alienações diversas aos seus telespectadores.

    A explosão televisiva é recente, relacionada com a Terceira Revolução Industrial e a Globalização. Essa questão encerra uma das causas da mídia ainda não ter alcançado uma plena divulgação cultural em sua programação. Apesar dos inúmeros telejornais, comprometidos em fornecer informações interessantes, há as telenovelas, por exemplo, que exercem má influência aos telespectadores, dependendo do ponto de vista deste, mostrando situações claras de violência, discriminação e sexo, sendo que, ainda, formam linhas de pensamento que podem vir a aliená-lo.

    Tal alienação torna-se evidente quando se trata da estética corporal tida como padrão pela sociedade. As novelas mostram o lado benéfico de um condicionamento físico e a partir daí as pessoas passam a idealizá-lo, ainda que haja sérias consequências como a anorexia e distúrbios musculares, estes devido à injeção de substâncias indevidas à musculatura. Esse domínio midiático também pode levar a um consumo desnecessário e compulsivo ao lançar vestimentas ou acessórios em suas novelas, que se tornam uma moda temporária, pelo simples fato de terem sido mostrados pela TV.

    Assim sendo, um aprimoramento cultural das informações midiáticas afim [ a fim] de que sejam enriquecedoras do  desenvolvimento intelectual do telespectador é uma meta promissora a ser alcançada. Trazer elementos culturais, atuais e conhecimento histórico à mídia de modo que dominem sua programação é uma opção para atingir essa conquista: levar à audiência conteúdo de qualidade.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações importantes. Mas para chegar à excelência, é preciso extrapolar o óbvio e explorar a diversidade de questões que o tema favorece. Fuja do senso comum e realize um rico e crítico trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente