Televisão, uma fonte de conhecimento? - Banco de redações


Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 05/05/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

 A TV vem sendo mais acessível ao longo dos anos para muitos brasileiros, há muitas discussões sobre se existe algum acréscimo intelectual as [às] pessoas ou se esse meio de comunicação é um modo de alienação e até mesmo uma perda de tempo na sociedade em novelas, minisséries, filmes etc.

 Com o aumento do poder de compra [,] a teve [tevê, ] que antes era um artigo de luxo [,] hoje é uma posse comum nos lares brasileiros. Com inúmeras emissoras tentando conquistar nossa audiência fica difícil escolher um programa, temos a opção de escolher um para nosso entretenimento ou um que adicione algum conteúdo de conhecimento. Quem optar para seu entretenimento será fácil encontrar um programa a qualquer hora do dia, mas aqueles que optarem por assistir a um programa mais científico terá de se desempenhar um pouco mais sendo que o horário desses programas é na grande parte transmitida na madrugada. Privando a maioria das pessoas que dormem antes da meia-noite e acordam cedo em um horário onde estão passando jornais com notícias do dia anterior uma pesquisa da universidade de Londres feita com 20 mil pessoas afirmam que pessoas com QI mais alto caem no sono 1h44 da manha, uma hora mais tarde de pessoas normais. Podemos concluir com essa pesquisa que a maioria das pessoas dorme antes de começar tais programas.  

 A televisão trouxe um conhecimento mais dinâmico e interessante aos seus telespectadores, mas esses programas têm dificuldades em transmitir esses conhecimentos já que a população optou por um entretenimento, sendo que era necessário uma maior curiosidade em programas de teve que realmente ajudassem seu cotidiano.

 

 

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto, mas realizou uma análise simplista e superficial da questão. Desenvolva suas ideias e apresente argumentos bem fundamentados para melhor explorar o recorte temático.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente