A televisão é hoje uma ferramenta de comunicação presente na grande maioria dos lares, essa presença maciça faz com que sejam levantados muitos questionamentos a respeito da influência da mesma [dela] na vida das pessoas.
Geralmente a televisão é vista como uma vilã nos debates sobre educação, mas se faz necessário antes de qualquer coisa deixar claro que o aparelho de televisão em si nada tem de ruim, o problema reside nos emissores e receptores da informação. A maioria das emissoras privadas têm [tem] como principal objetivo a busca por audiência e muitas vezes ferem os valores culturais da sociedade com a exibição de programas eróticos, preconceituosos; novelas e filmes que iludem os telespectadores (despreparados) e distorcem a realidade.
Os efeitos nocivos dessas más informações só são sentidos por aqueles que não possuem senso crítico, a falta de instrução faz com que esses cidadãos assimilem informações sem exames prévios da mesma [dela], ficando assim vulneráveis e passíveis de serem manipulados por modinhas e publicidades. Se essas informações podem ser nocivas ao adultos o que dizer das crianças? As crianças repetem tudo que os seus heróis da TV dizem e fazem, simplesmente por acharem divertido. Por isso os pais antes de deixarem seus filhos na frente da TV devem prepará-los para lidar com a informação, Bill Gates citou algo interessante a esse respeito “Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história.” Gates se refere a computadores, mas a televisão pode se encaixar muito bem na comparação.
Para tirar o melhor proveito possível da televisão devemos estabelecer um filtro, talvez usando a dialética de Hegel questionar (antítese) a informação (tese) que nos chega através da telinha e a partir daí obter o discernimento sobre o que aproveitável e o que é descartável. O governo também deve fazer sua parte, atuando no controle do que deve e não deve ser exibido.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas, mas não houve extrapolação do recorte temático nem um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.)
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |