Meio de comunicação já existente há mais de meio século, a televisão brasileira tem demonstrado um grande empobrecimento na qualidade de sua programação básica, além de um elevado poder de persuasão sobre seu público. Ao mesmo tempo, tecnologicamente evolui rapidamente tornando-se cada vez mais interativa.
Exceto para uma pequena porção da população brasileira com acesso à programação onerosa e, portanto, com mais opções qualitativas; a maioria do público tem-se empobrecido mentalmente devido a programas que apresentam conteúdos superficiais, repetitivos e muitas vezes inadequados. Isso faz com que a maior parte da população torne-se cada vez mais vulnerável e capaz de aceitar facilmente tudo aquilo que é imposto pelas imagens desse poderoso veículo de comunicação.
Dentre vários motivos, entre eles uma melhor transmissão e consequente recepção da programação pelos telespectadores, a televisão tem evoluído através de sua tecnologia cada vez mais apurada e inteligente. Tem-se tornado muito mais interativa, fazendo com que os que a assistem sintam-se cada vez mais inseridos e compenetrados na programação ofertada através de imagens em alta definição e com a possibilidade de acesso através de simples comando de voz.
Portanto, devemos nos tornar telespectadores mais críticos quanto à avaliação da programação tão bem transmitida e recepcionada em nossos lares pelo avanço tecnológico. Ou seja, o conteúdo sempre será muito mais importante do que o modo como ele nos é oferecido. Através da visão crítica tornamos mais hábeis ao reconhecer o que é adequado e apropriado e assim vivermos intelectuamente melhores.
Comentários do corretor
Seu texto desenvolveu-se de forma clara e precisa, além de ter feito boas colocações. No entanto, é preciso realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |