A televisão possibilita aos seus telespectadores diversas opções de entretenimento, e isso é o que há de mais interessante nela, pois há conteúdo para os mais diversos gostos. Mas tudo que [a que] assistimos é proveitoso? Esse é um assunto muito controverso mas basta refletirmos um pouco para sabermos a importância que ela representa.
Se a TV é uma das principais fontes de informação, pode parecer que ela é uma das fontes mais confiáveis que temos? Não exatamente, a maioria dos conteúdos abordados pela televisão são irrelevantes, e feitos somente para atingir o público que está satisfeito com o que assiste, sem criticar o que está passando, e de qual forma isso vai ajudá-los. Com o passar do tempo, assistir televisão se tornou rotina para a maioria das pessoas, se tornou muito mais fonte de lazer do que fonte de conhecimento.
Muitos dizem que a TV “emburrece”, concordo em parte, ninguém é obrigado a assistir [assistir a]“reality show’s”, programas de humor, novelas ou os “BBB’s [BBBs]” da vida, isso é o que as pessoas escolhem assistir, apesar de que a maioria dos assuntos que são abordados são deste tipo, que procuram chamar a atenção do público onde o principal objetivo é ganhar dinheiro. É possível ver programas que possibilitam o aprimoramento cultural das pessoas, isso é questão de opção, porém nada desses assuntos culturais é posto em destaque, pois nenhum desses dá audiência, e o que dá audiência são só assuntos que não ajudam em nada no que promove o amadurecimento cultural das pessoas e ninguém da mídia televisa quer isso para poder manipular as pessoas com suas propagandas.
O que pode ser feito é utilizar essa meio de comunicação em massa a nosso favor, aos poucos que sabem os reais benefícios que a TV pode nos proporcionar, instruir o que é relevante assistir, promover a cultura e educação, e procurar amadurecer o conhecimento as pessoas para um melhor desenvolvimento da população.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, porém não ultrapassou o âmbito do senso comum. Apresente argumentos bem fundamentados, mobilize fatos e exemplificações concretas para validar sua tese. No mais, evite o uso da primeira pessoa em dissertações.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |