O início do século XX foi marcado por diversas invenções, dentre elas, a televisão. Antes um item caro e cobiçado por todos, é hoje um dos eletrodomésticos mais comuns nos lares dos brasileiros. Muito se discute os aspectos maléficos e benéficos da TV, já que todas as classes têm acesso a ela. Fonte de notícias, entretenimento, educação, a televisão, pode [televisão pode] ser sim favorável com suas inúmeras programações feitas para agradar o maior número de telespectadores.
De acordo com o Censo de 2010, 67% dos brasileiros deixaram de estar na miséria e a renda (em reais) cresceu mais nas famílias dos grupos C, D e E do que nas dos grupos A e B. Isto é, mais pessoas tiveram acesso ao mercado consumidor e um dos itens que adquirem primeiro é a televisão. Esses indivíduos podem utilizar a TV para se manterem atualizados através dos telejornais. Com isso, a notícia se democratiza, pois chega de igual maneira a todos os lares brasileiros.
Além de informar, a televisão pode ser também uma fonte de ensino. Os telecursos trazem grande benefício para aqueles que necessitam utilizar deste recurso. Ainda de acordo com o Censo, subiu de 40% para 85% o número de pessoas que conseguem finalizar o ensino médio e técnico. Para alcançar tamanho índice, os cursos televisionados, dão o suporte necessário principalmente para os indivíduos que precisam trabalhar para sustentar a família e terminar os seus estudos. Estes, que muita das vezes não têm tempo de frequentar a escola ou moram longe da mesma, podem gravar e assistir inúmeras vezes e no horário mais propício.
Com sua extensa programação e poder de penetração nos lares brasileiros, a TV possibilita sim o aprimoramente cultural. A população tendo um maior acesso a informação e a educação, tem sua percepção ampliada, tornando-se mais exigente. Com uma visão mais construtivista, poderá exigir dos produtores, programas de qualidade, e que atendam diretamente os seus interesses.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações muito pertinentes. No entanto, não houve extrapolação do recorte temático para levar seu texto à excelência. Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |