Não é de hoje que podemos presenciar um constante conflito entre a mídia e seus opositores. Essa disputa por vezes é levantada por críticas que atingem diretamente o conteúdo midiático presente nos meios de comunicação, em especial a televisão, onde a influência exercida sobre a sociedade é maior.
Esse meio de comunicação, presente no Brasil desde 1950, está entre as principais ferramentas de lazer e vem se aprimorando a cada dia , utilizando linguagens e programas que atinjam a maioria da população, e consequentemente influencie o modo de pensar, de vestir e até mesmo de viver.
A tecnologia que deveria ser usada com uma finalidade mais voltada para a diversão e disseminação cultural na sociedade acabou não tomando o rumo esperado. É comum nos depararmos com alguma rede de televisão que defenda determinado partido político e através de seu poder de moldar a mente de seus telespectadores, acabam por mudar sua visão para o lado que for mais conveniente para a empresa ou para o partido.
O problema da mídia televisiva não é somente criar um posicionamento político, mas também desviar as atenções deste campo. O governo reflete a atitude dos antigos lideres [líderes] romanos, instalando algo que assemelha à política do pão e circo, cujo principal objetivo era satisfazer algumas vontades públicas que fossem convenientes mas mantê-los entretidos com alguma atração de modo que não teriam motivos para reclamar do governo que oferece, em termos gerais, alimento e diversão.
Ao analisarmos a situação que se criou ao redor dessa massa de influências, a atitude mais positiva seria concluir que não se pode basear apenas nas informações fornecidas pelos canais de televisão para se criar uma opinião, é preciso questionar e buscar um conhecimento aprofundado ao defender uma ideia que nos foi passada. Mas não é esse o quadro que podemos observar na sociedade atual, uma vez que é mais cômodo apenas digerir as informações transmitidas, podendo elas estarem certas ou não. E é aí que o problema em questão começa.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, desenvolveu-se de forma clara e precisa, além de ter feito boas considerações. No entanto, é preciso extrapolar o recorte temático para levar seu texto à excelência. Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |