Onipresente nos lares e espaços públicos, a televisão se tornou indispensável para nós. Através dela nos informamos das principais notícias e acontecimentos, e nos divertimos com filmes, novelas e até com as "fofocas" e "barracos" que acontecem na vida das celebridades.E muito tem se questionado sobre a qualidade e poder manipulador da tevê.
Nela encontramos ótimos programas. Programas engraçados, científicos e até fictícios de qualidade e interessantes. É certo que por ela ser possuidora de grande poder, ela pode ter influência sobre nós, telespectadores. Pode ser usada inclusive contra nós, quando o noticiário mostra protestantes como vândalos, quando muitas vezes, houve uma marcha, um protesto pacífico. Mas, ela, como qualquer outra mídia, é constituída por nós, que a damos [damos a] audiência. Então, isso depende basicamente de dois fatores, sendo o primeiro o que se assiste e o segundo a leitura que se faz do que está sendo assistido.
Se damos público à [a] um programa que, segundo nós mesmos, nos empobrece [empobrece-nos], esse programa continuará sendo transmitido e nós continuaremos a ser bombardeados com conteúdos inúteis, porque, a televisão [porque a televisão], assim como o rádio, revistas, jornais, internet e etc, é um veículo de comunicação, que é movimentado e motivado pelo dinheiro; quanto maior o público, maior o dinheiro, mais tempo de programa e etc.
A televisão é, com certeza, o meio de comunicação de maior importância da atualidade, e por isso, muitos consideram que ela seja alienadora. Cabe à nós, decidirmos o que é que nos acrescenta conhecimento, e o que nos dispersa a atenção e embota a sensibilidade. Temos de saber discenir o que é certo do que é errado, o que nos é bom, do que nos é ruim, para estarmos livres da alienação que não só a televisão, mas todos os meios de comunicação possam nos trazer.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez boas considerações sobre a problemática imposta. No entanto, é preciso ir além do óbvio e realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |