Mutação da televisão - Banco de redações


Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 05/05/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Um dos principais problemas do rendimento da televisão está na interpretação. Com um imenso leque de canais, programas, distrações e informações, a TV já está incorporada na cultura moderna como hábito quase invountário, e a interpretação de cada telespectador é que determina se há um costume bom ou ruim.

A cena de uma novela para adultos vista por uma mente com conceitos ainda em formação como de uma criança, tem [criança tem] uma leitura emocional e informativa distinta da de um adulto com conceitos complexos, cujo [que] saberá diferenciar os pontos de sua interpretação de forma que não o prejudicará, como não acontecerá com a criança.

Ao assistir uma [a uma] cena imprópria para sua idade, como algo erótico ou violento, uma criança de seis anos, por exemplo, pode se estimular a agir e pensar de acordo com o que foi visto na TV, ou seja, ela tomará o personagem como espelho e a situação visualizada como estrada para suas novas experiências, no entanto precoces como a sexualidade.

Ao assistir a [à] mesma cena, um adulto, porém, receberá uma carga de informação diferente e menos complexa, pois sua interpretação gira em torno de algo comum a ele, em torno de algo já presenciado como uma noite de amor ou um filme pornográfico, o estimulando [estimulando-o] a agir de acordo com sua idade e maturidade.

O aprimoramento cultural em qualquer caso é uma mutação congestionada na interpretação única do ser, e suas possibilidades estão ligadas à mentalidade e amadurecimento de cada um. Não é necessário abolir as horas de televisão já incorporadas ao cotidiano de  algumas crianças paras protegê-las de suas interpretações. Impor limites de faixa etária, reciclar novelas, filmes e notícias em determinado horários, e incitar leituras para ampliar interpretações nas escolas pode ser  um começo para tornar a intepretação um meio não tão mutante para um bom aprimoramento cultural.

Comentários do corretor


Seu texto aborou o tema proposto e fez considerações pertinentes. No entanto, não houve extrapolação do recorte temático nem uma linha argumentativa que fosse além do óbvio. Procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente