Com a globalização mundial, os meios de comunicação estão evoluindo de forma impressionante. Uma prova disso é a internet que transmite notícias em tempo real conectando o mundo de uma ponta à outra. A televisão também faz parte desse grupo, porém a mídia televisiva se aprimorou de tal forma que informar ficou em segundo plano, sendo seu principal objetivo convencer a multidão com suas “informações”.
A disseminação de idéias [ideias] perdeu seu rumo quando a televisão deixou de transmitir a notícia como ela é, para repassá-la de forma direcionada, ou seja, a notícia chega ao telespectador de uma perspectiva previamente aprovada por interesses maiores do que simplesmente, informar. A TV se tornou uma formadora de opinião, desde que essa opinião seja a favor de seus ideais.
As pessoas são vítimas das propagandas excessivas, que ditam como devem se vestir, o que devem comer e mais ainda, fazem com que as pessoas se sintam culpadas por não ser, ou ter tudo que os informativos comerciais oferecem, sendo assim, a massa populacional se tornou alienada trabalhando para ser aquilo que foi pré-concebido por terceiros, unicamente com fins lucrativos.
Portanto o governo brasileiro deve investir em políticas que interfiram na educação básica, incentivando a leitura, atividades extra muro, rotinas que aprimorem o senso crítico escondido dentro de cada cidadão deste país chamado Brasil, para que assim possam ser receptores e formadores de opinião, individualmente, e não somente transmissores de idéias.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, porém é preciso melhor trabalhar a linha argumentativa de sua produção. Não basta afimar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |