Ignorância cultural - Banco de redações


Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 05/05/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Pelo controle remoto da televisão em nossas mãos com o entuito [intuito] de facilitar a substituição de canais tornara uma prática muito usual, porém com a passagem dos anos, é descutível contrapor que nós temos o controle ou se ela nos controla.

Depois de longa horas de labuta, ficamos a [à] espera de encontrar na “tv” programações que nos entrentam [entretam], sejam novelas, telejornais ou comédia. Contudo, tais programações não suprem tanto assim conteúdos educativos e culturais, afim [a fim] de promover  um senso crítico sobre a obra exposta. Nas novelas,  por exemplo, muitas abordam temas do cotidiano social, como religiosidade, homosexualismo, poligamia; porém tais informações não conseguem atingir os objetivos de antimão [antemão], no qual sintetize [sintetizando] a informação central. As práticas de modinhas, comportamento, linguajar, são [linguajar são] mais reforçadas e implicam na educação de cada telesptador, ou seja, o que é trasmitido interfere no modo de pensar.

No contexto cultural e educativo, as programações [,] que deveriam ser exibidas em horário nobre, passam a competir com exibições em que o público já está afetado, ressaltemos também que o engajamento social proposto pela televisão no brasil, não produz um efeito considerável para assumir um caráter crítico diante das programações ditas sem conteúdo algum.

Se formos avaliar o perfil da televisão brasileira, entre as emissoras de mais prestígio, iremos encontrar um número exorbitante de programações com o sentindo cultural de lixo, com a finalidade de destializar os telesptadores [telespectadores]. “ As pessoas ligam a televisão quando querem desligar o cérebro”.

No entanto, a televisão ainda é usada para divulgar denúncias, mesmo que codificadas como em programas de humor e entrevistas, de certa forma, isso basefica o conteúdo através da informação, mas o poder do mal conteúdo que ela exerce, inibe qualquer possibilidade de um dia  a  sociedade se tornar totalmente idependente do controle remoto.

Em uma cadeia de cultura, de boa informação, etnica, [informação étnica] religiosa e relativa a nação, somos receptivos do grande lixo cultural.

 

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas. No entanto, fuja do senso comum e apresente argumentos bem fundamentados que validem sua tese. 

Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente