Televisão, ajuda ou prejudica? - Banco de redações


Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 05/05/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A televisão, é [televisão é] uma das invenções mais importantess do homem. Ela tanto pode ajudar, como [ajudar como] pode atrapalhar o desenvolvimento intelectual da sociedade. Nos tempos de hoje, temos diversas programações ao longo do dia, muitas delas são educativas, e muitas delas servem apenas para atrapalhar o desenvolvimento do ser humano. A mídia [,] em geral, tem um certo poder sobre a sociedade, ela sabe como prender o telespectador através de seus programas, noticiários, filmes séries, e etc.  [séries etc.] Ela atrapalha porque em algumas [algumas] emissoras, passam [sem vírgula] programações inadequadas em pleno dia, e muita das vezes a classificação indicativa não está exatamente correta. Ela avisa que a programação a seguir é proibida pra menor de determinada idade, quando na verdade não é.

Outra questão sobre a televisão, é [sem vírgula] o tempo que as pessoas passam hoje em dia enfrente [em frente] delas. Alguns adolescentes passam horas e horas assistindo, e isso pode trazer consequências graves. Pode prejudicar a visão, a postura, e ainda mais, VICIA. [postura e, ainda mais, vicia]

Mas não devemos ser radicais enquanto [quando] a isso, pois assim como a TV atrapalha, ela pode ajudar. O ideal é estarmos sempre atentos com relação a isso. Hoje em dia temos diversos programas educativos, voltados para o público infantil, sem fazer com que elas saibam "demais" sobre o assunto. A televisão, faz [televisão faz] parte do cotidiano da sociedade, ela pode possibilitar lazer, entreterimento [entretenimento], notícias e etc, [etc.,] mas temos que ter bom senso, e [senso e ]usá-la.

Comentários do corretor


Seu texto realizou uma análise simplista e superficial, além de ter apresentado problemas em relação à escrita que prejudicaram a construção de sentido de seu texto. Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 0.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 0.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 0.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
NOTA FINAL: 3


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente